Notícias
“Maria da Penha Vai à Escola” conscientiza professores e alunos sobre direitos das mulheres em Ananindeua
Ação integra a campanha Agosto Lilás e fortalecer o combate à violência doméstica
Por Amanda Duarte (PREFEITURA)
Educação como caminho para transformar a realidade e combater a violência contra a mulher. Com esse objetivo, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU), realizou a ação “Maria da Penha Vai à Escola”, levando conscientização a alunos e professores.
A atividade ocorreu na quinta-feira, 14 de agosto, na Escola Padre Gabriel Bulgarelli, no Centro de Ananindeua, e fez parte da programação da campanha Agosto Lilás. Durante o encontro, os participantes receberam informações sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de violência, a importância da denúncia e o papel de cada cidadão na construção de uma cultura de paz.
Titular da SEMMU, Andreza Miranda. A secretária municipal da Mulher, Andreza Miranda, destacou a importância de levar o tema para dentro das escolas.
“Educar as novas gerações para a igualdade é o caminho mais eficaz para prevenir a violência. Aqui, mostramos que respeito e empatia precisam estar presentes no dia a dia.”
Carlos Rogério, diretor da Escola Padre Gabriel Bulgarelli. O diretor da escola, Carlos Rogério, ressaltou o impacto do projeto no ambiente escolar.
“A palestra é de suma importância, principalmente no ambiente escolar, que é onde se constrói e desconstrói paradigmas. A SEMMU traz muito mais ênfase e força ao que já trabalhamos com os alunos.”
Aluna Isabela Cristina Nascimento, do 7.° ano. O efeito da ação também foi sentido pelos estudantes. Uma aluna Isabela Cristina Nascimento, do 7.° ano relatou.
“A palestra mostrou que todos nós podemos ajudar a combater a violência, mesmo sendo jovem.”
Mais do que uma palestra, a iniciativa representou um convite à comunidade para se tornar protagonista na luta contra a violência doméstica, reforçando o compromisso da Prefeitura de Ananindeua com a proteção e valorização da mulher.
Rede de atendimento em Ananindeua:
Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU): BR 316, KM 8, Avenida Magalhães Barata, nº 1515, Altos da Junta Militar. Telefone: (91) 99205-0998.
Casa da Mulher Brasileira (CMB): Avenida Cláudio Sanders, nº 28, ao lado do Parque Cultural Vila Maguary. Telefone: (91) 99269-4409
Disque 180: Central de Atendimento à Mulher, disponível 24h.
Nenhuma mulher está sozinha. Em Ananindeua, existe uma rede de apoio pronta para acolher, orientar e garantir direitos.