Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua promove Workshop do Planejamento Climático Participativo com especialistas da UFPA

O evento marca a construção coletiva do Plano Municipal de Mudanças Climáticas, baseado em dados científicos e na escuta da população

08/08/2025 18h31
Por Arnildo Junior (ASCOM)

Secretário Fillipe Batos, da SEMC+.A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária de Enfrentamento às Mudanças Climáticas (SEMC+), realizará na próxima quarta-feira, 13 de agosto, o Workshop do Planejamento Climático Participativo, no Teatro Municipal de Ananindeua, das 14h às 19h. O evento é mais um marco na construção coletiva do Plano Municipal de Mudanças Climáticas, que vem sendo elaborado com base em dados científicos e escuta ativa da população.

Com o objetivo de aprofundar o debate sobre os impactos das mudanças climáticas no município e ampliar a compreensão da sociedade sobre o papel das políticas públicas de adaptação e mitigação, o workshop reunirá especialistas renomados da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Entre os convidados estão:

●     Flávio Altieri – Doutor em Ciências Ambientais pela UFPA e pós-graduado em Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia;

●      Daniel Sombra – Doutor em Geografia pela UFPA (UFPA), professor do programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais do NUMA e professor do programa de Pós-Graduação em geografia da UFPA em Ananindeua;

●       Filippe Bastos – Secretário municipal da SEMC+, que atuará como mediador do evento.

A proposta é construir um espaço de diálogo entre academia, poder público e sociedade civil, abordando temas como riscos hidrológicos, eventos extremos, planejamento urbano resiliente e o papel das comunidades na prevenção de desastres e adaptação climática.

“A importância do workshop para esse debate e também para esclarecer as dúvidas que a população tem sobre as mudanças no clima. É uma forma de ampliar o entendimento sobre como essas alterações nos afetam e como podemos mapear e evitar possíveis desastres”, destacou o secretário Filippe Bastos.

A participação de servidores públicos, lideranças comunitárias e moradores em geral é considerada fundamental para a consolidação de um plano climático que reflita os desafios e realidades do município. O evento também reforça o caráter participativo e intersetorial do processo de construção do plano, que já vem sendo conduzido com a aplicação de questionários e mapeamentos comunitários em diferentes regiões de Ananindeua.

O Workshop do Planejamento Climático Participativo é gratuito e aberto ao público, e faz parte da estratégia de educação climática e governança territorial promovida pela SEMC+, em parceria com instituições de pesquisa e outras secretarias municipais.

Plano Climático Participativo.Convidados.Público-Alvo.Qr code para participar.