Notícias
Prefeitura assina ordem de serviço para revitalização do Parque Antônio Danúbio
Reforma sem custo para o município: Empresas Privadas Investem mais de R$ 1,9 Milhão por meio de compensação ambiental
Por Denis Baima (PREFEITURA)
Faixada do Parque Antônio Danúbio.A Prefeitura de Ananindeua realizou, na Unidade de Conservação Ecológica Antônio Danúbio, a assinatura da Ordem de Serviço para a revitalização e ampliação do parque, que será coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA). Criado em janeiro de 2010 e localizado às margens da BR-316, no km 5, o parque ocupa uma área de 30 mil m², que abriga fragmentos da flora nativa.
O espaço Antônio Danúbio vai se transformar em um novo símbolo de cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. Toda a área será requalificada: as estruturas danificadas serão totalmente substituídas por madeira ecológica, uma escolha sustentável que une beleza, resistência e responsabilidade ambiental. Além disso, o espaço ganhará um pórtico de entrada e um deck de contemplação voltado para o lago, um convite à convivência, ao lazer e à conexão com a natureza.
Mais do que uma obra, é um compromisso com a qualidade de vida e com o futuro de Ananindeua. Vale destacar que a gestão municipal não gastará nenhum centavo da arrecadação municipal, e a reforma do parque será 100% custeada por empresas privadas, por meio do programa de compensação ambiental da SEMA.
Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel, assinando a ordem de serviço.O prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, celebrou a revitalização de áreas públicas financiadas pela iniciativa privada como um modelo inédito na cidade e destacou a parceria público-privada que desonera os cofres públicos.
"Este momento representa um marco para nosso município. Em nossa gestão, e creio que nas anteriores também, não tivemos a oportunidade de reformar completamente um espaço de lazer sem aplicar um único real de dinheiro público. Esta parceria beneficia todos: a prefeitura, que ganha uma área revitalizada; a população, que terá um espaço de qualidade; e os empresários, que investem em obras úteis para a comunidade”, afirmou o prefeito, visivelmente satisfeito.
O prefeito adiantou que o modelo bem-sucedido poderá ser replicado em outras áreas da cidade, sempre buscando alternativas que otimizem os recursos públicos.
Fábio Moura, secretário de Meio Ambiente.Fábio Moura, secretário municipal de Meio Ambiente, enfatizou que, além da função ecológica, o espaço se tornará um ponto turístico e cultural.
"Queremos que este parque seja uma grande atração para nossa cidade. O palco existente será utilizado para atividades educacionais, sociais e culturais, criando um novo espaço de lazer e conscientização ambiental. Respeito à natureza e à população!". Segundo o secretário, a previsão é que a primeira etapa seja concluída em até quatro meses, permitindo a reabertura parcial do parque.
Niciana Noura (no centro) e a equipe do Departamento de Projetos da SESAN.Niciana Noura, arquiteta do Departamento de Projetos da SESAN, explicou o trabalho que será executado no parque, seguindo o projeto que busca recuperar todas as áreas que já foram utilizadas no local, mantendo a estrutura original, mas com materiais mais duráveis e sustentáveis.
"Será feita uma revitalização completa de tudo o que existia desde a inauguração do parque. Todas as áreas que um dia funcionaram serão recuperadas, utilizando madeira ecológica, que garante uma durabilidade muito maior. Além da manutenção do espaço original, o projeto inclui duas novidades: a construção de um pórtico na entrada da BR-316, com iluminação diferenciada para se tornar um marco visual, e um deck de madeira às margens do lago. Essas são obras novas que estamos acrescentando. O restante é a revitalização do que já existia, para que o parque possa ser reaberto ao público com toda sua funcionalidade e beleza", afirmou Niciana.
Projeto da futura faixada do parque. Este parque é fundamental para o equilíbrio do nosso ecossistema urbano. É uma área de preservação ambiental protegida por lei e conta com trilhas, lago, área de convivência, anfiteatro e quiosques. O espaço vai além da conservação e proteção ambiental; é também um centro de educação ambiental.
A previsão é que, com as melhorias, o parque se torne um espaço ainda mais atrativo, aliando preservação ambiental, durabilidade e inovação.