Notícias
Famílias de Ananindeua são beneficiadas pelo projeto sustentável do Fundo Amazônia em parceria com a SEMUPA e o MAB
Comunidades locais ganham vida com sustentabilidade
Por Moises Lima (SEMUPA)
Na manhã desta terça-feira (15), a Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA) participou de uma importante reunião com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) para discutir o início das ações do projeto “Produção Sustentável em Comunidades Atingidas da Amazônia”, financiado pelo Fundo Amazônia e executado pela Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (ADAI) .
Pedro Soares - Secretário Municipal de Pesca e Agricultura de Ananindeua (SEMUPA).O projeto é voltado para o fortalecimento da produção sustentável com base agroecológica em comunidades rurais, e contempla cinco estados da Amazônia Legal: Pará, Amapá, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso. No Pará, as ações se dividem em diversas regiões, incluindo a Região Metropolitana de Belém (RMB), onde Ananindeua será contemplada.
Como o projeto vai funcionar em Ananindeua?
Durante a reunião, ficou definido que o município contará com 33 famílias atendidas em três frentes principais :
8 famílias serão beneficiadas diretamente pelos Sistemas PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), que integram hortas, pequenas criações e outras práticas para fortalecer a segurança alimentar e a renda local.
5 famílias serão atendidas por projetos complementares, que potencializarão o que já existe na propriedade — por exemplo, uma família que já possui um pomar e deseja investir em beneficiamento e despolpamento de frutas.
20 famílias registradas apoiam a partir de um viveiro de mudas florestais e frutíferas, fortalecendo a recuperação ambiental e ampliando a produção sustentável. Essas famílias serão indicadas pela SEMUPA, que já acompanham o trabalho agrícola no município, garantindo que sejam contempladas o que mais precisa e que possuam perfil para integrar o projeto.
Trabalho conjunto e acompanhamento técnico
A iniciativa será liderada pela ADAI e pelo MAB, com o envolvimento direto da equipe técnica da SEMUPA, que acompanhará todas as etapas junto às famílias beneficiadas, fortalecendo o compromisso da gestão com o desenvolvimento rural sustentável e com a melhoria da qualidade de vida de quem vive no campo em Ananindeua.
Sueila Malcher Bezerra - coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).Para Sueila Malcher Bezerra, que integra a cooperação nacional do MAB, esse projeto reforça o papel das políticas públicas voltadas às populações atingidas, criando oportunidades de geração de renda, preservação ambiental e fortalecimento da agroecologia:
“A ideia é organizar famílias da área rural de Ananindeua para serem beneficiadas pelo projeto, que integrem sistemas de produção sustentáveis e de valorização que cada família já faz, respeitando os modos de vida e contribuindo com segurança alimentar e mais qualidade de vida.”
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da SEMUPA, segue somando esforços para garantir o desenvolvimento social e econômico das comunidades rurais do município, consolidando Ananindeua como referência em agricultura familiar, inclusão produtiva e sustentabilidade.