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Estudantes participam de aulão sobre o Enem com foco na COP 30
Evento reuniu mais de 400 jovens no Colégio Intelectual Bilíngue para discutir os desafios do Brasil nas negociações climáticas globais
Por Jamille Sousa (ASCOM)
Aulão pré-Enem especial.Na manhã do último sábado, 17 de maio, o Colégio Intelectual Bilíngue, em Ananindeua, recebeu mais de 400 estudantes da rede pública para um aulão pré-Enem especial. Com o tema "COP 30 - Desafios e responsabilidades do Brasil na liderança das negociações climáticas globais", o encontro buscou preparar os jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao mesmo tempo em que promoveu uma discussão urgente sobre o meio ambiente e o papel do Brasil no combate à crise climática.
Organizado pela Secretaria Municipal de Juventude de Ananindeua (Sejuv), o evento contou com aulas interdisciplinares de Geografia, Biologia e Redação, conduzidas por professores experientes e com linguagem acessível, voltadas especialmente para os conteúdos e competências exigidos pelo Enem.
Secretário de Juventude de Ananindeua, Elton Maia.Para o secretário de Juventude de Ananindeua, Elton Maia, o aulão tem o propósito claro de fortalecer o acesso dos jovens ao ensino superior público. Segundo ele, "esse objetivo, na verdade, nada mais é que um aulão pré-Enem voltado para os alunos que vão fazer o Enem esse ano, que estão tentando passar numa faculdade pública". Elton reforçou ainda a escolha do tema, considerando o contexto atual da região. “Estamos abordando hoje o tema da COP 30, um tema que é muito importante durante esse ano, visto que a nossa capital vai receber esse evento. Então, tem bastante probabilidade desse tema ser recorrente no Enem também.”
Comemorando o próprio aniversário de 26 anos, o secretário celebrou a data ao lado dos estudantes. “O evento é ainda mais especial tanto para os alunos quanto para mim, que sou um educador. Hoje eu celebro o meu aniversário e estar recebendo meus alunos nesse dia tão importante é um marco.” conta o secretário.
Aline Lima, estudante.Entre os estudantes que participaram do aulão está Aline Lima, de 19 anos, que pretende cursar Psicologia. Ela já está familiarizada com temas ambientais, pois também é aluna do curso de Saneamento Ambiental da Faculdade Integrada da Amazônia (FIA), onde está no segundo semestre. “Achei que a aula focou bastante na questão ambiental, o que é importante porque esse deve ser o tema da redação. Acho que não será algo tão direto sobre a COP em si. Mas acredito que a redação vá girar em torno da questão ambiental”, avaliou.
Professor de Geografia, Leudes Sarges, responsável por uma das aulas ministradas durante o aulão.O professor de Geografia, Leudes Sarges, responsável por uma das aulas ministradas durante o aulão, abordou diretamente os impactos das mudanças climáticas e os desafios enfrentados pelo Brasil diante da COP 30, que será sediada em Belém em 2025. “A nossa aula de hoje compreendeu as mudanças climáticas e os desafios perante a COP 30. Foi um evento de muito sucesso, com grande adesão do público jovem, especialmente aqueles que estão na faixa etária de preparação para o Enem”, explicou.
Segundo Leudes, o formato interdisciplinar contribuiu para uma melhor compreensão do conteúdo. “A aula envolveu Geografia, Biologia e Redação, com foco nas habilidades e competências para o Enem 2025. O tema é atual, contextualizado e permite ao aluno fazer um paralelo com a realidade, o que facilita a aprendizagem.”
O professor destacou ainda que a escolha do tema foi extremamente pertinente diante da atual situação ambiental global. “Vivemos hoje um cenário marcado por mudanças, agravamento das secas, irregularidade das chuvas. Tirar uma manhã de sábado para discutir isso, falar da Amazônia e da COP 30 foi muito enriquecedor.”