Notícias
Comunidades ribeirinhas de Ananindeua são beneficiadas com doação de madeira apreendida pelo Ibama
O Termo de Doação de Madeiras vai beneficiar famílias das comunidades ribeirinhas de Igarapé Grande e João Pilatos
Por Jamille Sousa (ASCOM)
A Prefeitura de Ananindeua deu mais um passo nesta última terça-feira, 13, com a iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), onde assinaram o Termo de Doação de Madeiras que beneficiará famílias das comunidades ribeirinhas de Igarapé Grande e João Pilatos. O material doado — proveniente de apreensões feitas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) — será destinado ao fortalecimento do programa “Horta Para Todos”, coordenado pela Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA).
As madeiras serão utilizadas para pequenas construções e reformas nas hortas comunitárias, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável nas regiões das ilhas, promover a reutilização de materiais retirados de forma ilegal da natureza e contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas.
Dr. Daniel Santos, Prefeito de Ananindeua, "reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade".O prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, destacou que a ação reforça o compromisso do município com a preservação ambiental, sem deixar de lado o crescimento econômico. “A Secretaria de Meio Ambiente quer estar cada vez mais integrada à vida da população. Nosso foco é facilitar o empreendedorismo em Ananindeua, desburocratizando processos para que abrir um negócio seja mais rápido e eficiente. Além disso, trabalhamos com compensações ambientais: em vez de multas, o empreendedor pode contribuir com a cidade, como doando materiais ou construindo espaços públicos. Queremos que a SEMMA seja vista como parceira da sociedade, promovendo o equilíbrio entre preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Com a chegada da COP30, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade, sempre sem prejudicar quem deseja crescer e investir na nossa cidade.”
Secretário de Meio Ambiente, Fábio Moura, "devolvemos à natureza o que foi retirado de forma ilegal".Para o secretário de Meio Ambiente, Fábio Moura, a medida representa uma forma concreta de justiça ambiental. “A grande finalidade hoje é reverter o que foi degradado. As madeiras, retiradas ilegalmente, estão sendo devolvidas de forma beneficiada aos ribeirinhos das nossas ilhas — verdadeiros preservadores do meio ambiente. A madeira, doada pelo Ibama, terá várias utilidades: construção de pontes de acesso, viveiros, apoio à produção, entre outras. Com essa ação, devolvemos à natureza o que foi retirado de forma ilegal, promovendo sustentabilidade e justiça ambiental.”
Claudio Migueis, de 62 anos, morador da Ilha Pilates, "a doação terá impacto direto na produção local".Nas comunidades, a iniciativa já é recebida com entusiasmo. Claudio Migueis, de 62 anos, morador da Ilha Pilates, afirma que a doação terá impacto direto na produção local. “Essa contribuição da Prefeitura aos ribeirinhos da Ilha Pilates é muito importante. Vai incentivar a produção local, que é essencial para abastecer o continente. A madeira vai ajudar a ampliar as estruturas, o que com certeza vai aumentar a produção. No nosso caso, usamos esses alimentos principalmente para o consumo próprio e para o restaurante que temos nas ilhas.”
Raimundo Favacho, de 66 anos, morador da comunidade Nova Esperança, na Ilha de João Pilatos, "vai ampliar nossas estruturas e aumentar a produtividade".Raimundo Favacho, de 66 anos, morador da comunidade Nova Esperança, na Ilha de João Pilatos, reforça o papel da madeira na economia local. “A contribuição da Prefeitura aos ribeirinhos da Ilha Pilates é muito importante. Esse incentivo vai fortalecer nossa produção, que ajuda a abastecer o continente. A madeira vai ampliar nossas estruturas e aumentar a produtividade. No nosso caso, usamos os alimentos principalmente para consumo próprio e para nosso restaurante na ilha de João, onde servimos o que produzimos — hortaliças, peixes e frango.”