Notícias
Prefeitura entrega 176 certificados aos alunos do CIP e reforça compromisso de inclusão social e geração de renda
Por Jamille Sousa (ASCOM)
A noite da última quarta-feira, 14 de maio, foi marcada por emoção e esperança no Teatro Municipal de Ananindeua. A Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), realizou a cerimônia de entrega de 176 certificados de qualificação profissional aos alunos do Centro de Inclusão Produtiva (CIP).
A iniciativa é um reflexo do compromisso da gestão municipal com a promoção da cidadania, a inclusão produtiva e a geração de renda, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade social. Os cursos, oferecidos gratuitamente, abrangem áreas com grande demanda no mercado de trabalho local, como Assistente Administrativo, Inglês Profissional, Empreendedorismo e Inovação, Moda, Informática Básica e Avançada.
Cerimônia de entrega de 176 certificados de qualificação profissional aos alunos do Centro de Inclusão Produtiva (CIP).A cerimônia contou com a presença de autoridades, familiares dos formandos, equipe técnica do CIP e comunidade local. A secretária da SEMCAT, Fraci Pereira, falou com emoção sobre o impacto da qualificação profissional na vida dos alunos. “É uma emoção muito grande saber que, nesse momento, estamos transformando vidas, realizando sonhos. Mães que não tinham perspectiva nenhuma e hoje saem com diploma na mão, mães da periferia, mães dos CRAS. Isso é maravilhoso”, destacou.
Ela também lembrou que muitos ex-alunos já se tornaram empreendedores e professores dos cursos, além de participarem ativamente da cerimônia, como foi o caso do desfile de moda apresentado durante o evento. “Todas essas pessoas que fizeram parte hoje aqui, inclusive as pessoas que desfilaram, todas fazem parte do CIP. Os professores são ex-alunos. Isso é muito gratificante para o nosso município, para o nosso estado, para o nosso país. É uma sementinha que foi plantada e algumas já estão sendo colhidas”, completou a secretária.
Franci também informou que novas turmas estão previstas para começar já no mês de junho. “Estamos nos preparando para receber os novos alunos. Tivemos cursos de empreendedorismo, inglês, informática e moda. O professor Diogo, por exemplo, deu um show. Ele foi aluno do CIP e hoje é uma referência para outros.”
O coordenador de projetos do CIP Ananindeua, Rafael Rodrigues, também falou sobre o significado da noite. “Foi uma noite muito especial, que com certeza marcou a vida dos alunos e marcou uma nova história. Através desse certificado, dessa qualificação profissional, eles vão estar alçando novos voos no mercado de trabalho e, com certeza, se destacando.”
Entre os formandos, o sentimento era de gratidão e determinação. Alessandra Brasil, aluna do curso de Empreendedorismo Digital, ressaltou a importância do CIP em sua trajetória. “O CIP foi muito importante nesse momento da minha vida. Estou buscando conhecimento e novas oportunidades de vida. E eu quero continuar fazendo novos cursos para me profissionalizar e ser uma grande profissional.”