Notícias
Mais de 2 mil crianças serão alcançadas por ações integradas do Programa Saúde na Escola
O PSE vai alcançar cerca de 27 unidades de educação infantil até o dia 23 de maio
Por Ana Laura Costa (ASCOM)
Semana de Intensificação das Ações Integradas do Programa Saúde na Escola (PSE).Em alusão aos 20 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), na terça-feira (13), foi realizada a abertura da Semana de Intensificação das Ações Integradas do Programa Saúde na Escola (PSE), do governo federal, no Centro Municipal de Referência em Educação Infantil (CMREI) Irmã Dulce, no bairro de Águas Lindas.
Promovido pela Prefeitura de Ananindeua, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SESAU) e Educação (SEMED), o PSE vai alcançar cerca de 27 unidades de educação infantil e mais de 2 mil crianças, até o dia 23 de maio. No CMREI Irmã Dulce, a programação, intitulada como “Dia D de Promoção da Suplementação de Micronutrientes - Vitamina A”, contemplou mais de 150 alunos, na faixa etária de 0 a 5 anos.
Tieuron Ribeiro, levou a filha para receber a suplementação de vitamina A.Pais e responsáveis receberam orientação sobre a saúde bucal infantil, e os menores receberam a suplementação de vitamina A – objetivando o combate à deficiência da vitamina que pode ter impactos negativos no desenvolvimento infantil e na saúde, inclusive no desempenho escolar. Com uma filha de apenas 4 anos matriculada na unidade de ensino, Tieuron Ribeiro, 38 anos, comenta sobre como ações como essa ajudam-a no dia a dia.
“Isso facilita muito nosso cotidiano, até porque eu nem sabia que tinha essa necessidade de suplementação, por exemplo, o pediatra dela nunca havia comentado, mas estou sabendo agora, nesta ação. Também sempre tem campanhas vacinais, e ela estando aqui, já ajuda, pois às vezes não tem no posto de saúde, por exemplo”, disse.
Dielly Colares, coordenadora do PSE pela SEMED, "integração, saúde e educação".Dielly Colares, coordenadora do PSE pela SEMED, destacou que o programa já é executado há 15 anos no município de Ananindeua.
“Mais de duas mil crianças serão alcançadas pela programação. Isso é reflexo da parceria com os gestores das escolas que estão sempre de portas abertas para atender as equipes de saúde, pois se não tivesse essa parceria, seria impossível. É isso que faz a integração, saúde e educação”, frisou.
Soraya Lima, coordenadora do PSE pela SESAU, "informação e saúde para as nossas crianças".Soraya Lima, coordenadora do PSE pela SESAU, reforçou que, além da distribuição de suplementação da vitamina A nas 27 unidades de educação infantil, também será realizada a verificação vacinal dos alunos. Temas como alimentação saudável, saúde mental, prevenção às violências e cultura de paz nas escolas também serão abordados durante a semana de integração do PSE.
“Isso será realizado para que possamos dar um ‘Up’ nesses temas que são os eixos prioritários do programa. Hoje também está sendo comemorado os 20 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, e nada melhor do que realizar a abertura dessa semana levando informação e saúde para as nossas crianças”, comentou.