Notícias
Programa "Pet Amigo" leva castramóvel à comunidade do Paar
A ação faz parte da política municipal de saúde animal com alta procura pelos tutores de pets da região
Por Denis Baima (PREFEITURA)
Avaliação dos animais que passaram pela castração.
Na semana de 14 a 17 de abril, a Prefeitura de Ananindeua, por intermédio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SEMPA), realizou na Paróquia São Vicente de Paulo, no conjunto Paar, mais uma ação do programa Pet Amigo, que levou o Castramóvel até o local.
Diego Alves, secretário da Sempa. A ação no Paar teve uma alta demanda, e o secretário da SEMPA, Diego Alves, destacou os números de pets atendidos pelo Castramóvel e as necessidades futuras da iniciativa.
“Estamos realizando uma importante ação do Castramóvel, que é uma iniciativa da Prefeitura de Ananindeua. Agradeço ao nosso prefeito Dr. Daniel Santos por tornar essa ação uma realidade em nosso município. Até agora, já castramos mais de 7 mil animais nas ações do castramóvel e nossa meta é dobrar esse número. Como a procura foi muito grande por esses serviços aqui no Paar, em breve estaremos de volta para atender ainda mais pets da comunidade”, afirmou o secretário.
Franci Souza, tutora do gatinho Lorran. A tutora Francie Souza, de 26 anos, compartilhou um pouco da sua história com seu gatinho Lorran e falou sobre a importância de castrar seu pet.
“Eu encontrei o Lorran na feirinha próximo ao Formosa e, desde a primeira vez que o vi, senti que ele me escolheu. Por isso, hoje vim participar desta ação e realizar a castração dele. Quero que ele tenha uma qualidade de vida melhor, assim como os outros irmãozinhos dele que estão em casa. A castração vai evitar que haja mais procriação indesejada e ele ficará mais caseiro. Depois que são castrados, normalmente ficam mais tranquilos e até ganham peso”, contou Francie.
Márcia Costa, veterinária da Secretaria Municipal de Proteção de Defesa Animal (Sempa). Márcia Costa, médica veterinária da Sempa, explicou a importância desse serviço que a prefeitura disponibiliza à população do município.
“O Castramóvel é fundamental para o controle populacional de cães e gatos. A reprodução indiscriminada dos animais pode levar a abandonos e à disseminação de zoonoses, pois os animais têm acesso à rua e podem se contaminar, representando um risco à saúde humana. Além disso, esse serviço é indispensável para a saúde como um todo, humana, animal e do meio ambiente. Ao castrarmos os animais, estamos contribuindo para uma convivência mais saudável e equilibrada em nossa comunidade”, explicou Márcia.
Ao todo, a ação no Paar castrou 60 felinos e 40 cães, totalizando 100 animais beneficiados. É fundamental ressaltar a importância da castração na proteção da saúde pública e no bem-estar dos animais. A Secretaria de Proteção e Defesa Animal de Ananindeua está comprometida com a saúde dos pets do município por meio de ações de castração e vacinação; em breve oferecerá consultas para pets por meio do novo programa que será lançado no mês de maio.
Para saber mais sobre as ações da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal de Ananindeua, acompanhe as redes sociais da Prefeitura de Ananindeua.
SOBRE O CASTRAMÓVEL
Tutores devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência (original e cópia)
CRITÉRIOS PARA A CASTRAÇÃO
•Animais saudáveis;
•Idade entre 07 meses e 03 anos;
•Estar em jejum hídrico (6 horas) e sólido (8 horas) no dia do procedimento cirúrgico;
•Em caso de cio, o animal não poderá ser castrado;
•O animal deverá estar higienizado antes do procedimento;
•Em caso de prenhez, somente após o total desmame dos filhotes;
•Animais obesos não poderão passar pelo procedimento cirúrgico;
•Animais com pulgas e carrapatos não passarão pela avaliação.
FELINOS
•É obrigatório o uso de coleira, focinheira e caixas de transporte para cadastro e castração;
•Após a cirurgia, é obrigatório o uso de roupa pós-cirúrgica (fêmeas) e colar elizabetano (machos).
CÃES
•É obrigatório o uso de coleira e focinheira para cadastro e castração;
•No pós-cirúrgico, é obrigatório o uso de roupa pós-cirúrgica (fêmeas) e colar elizabetano (machos).
Obs: Medicamentos pós-cirúrgicos prescritos são de responsabilidade do tutor quanto à compra dos medicamentos prescritos na receita, que será entregue na saída do paciente.
Observações gerais das ações do Castramóvel:
1 - Distribuição de senhas às 7h;
2 - São realizados 40 atendimentos de cães e 60 de gatos;
3 - Somente um animal por tutor (família).
4 - Não é permitido cadastro ou atendimentos para tutores menores de 18 anos;
5 - Animais braquicefálicos, que são aqueles conhecidos por apresentarem uma cabeça com formato "achatado" e focinho de tamanho "encurtado" (ShihTzu, buldogue francês e inglês, pequinês etc.), necessitam de atendimento especializado, por isso não devem ser liberados para a castração na ação.
Animais que passaram por vacinação nos últimos 15 dias não podem passar pela ação do Castramóvel! Não é recomendado porque o procedimento cirúrgico pode comprometer a eficácia da vacina. Portanto, como regra geral, deve-se vacinar primeiro e então aguardar 15 dias após a última vacina para realizar a castração, pois podem ocorrer alterações nos exames.
VB Alimentos, parceiros da Sempa na ação, distribuindo rações e dando dicas de boa alimentação para os tutores.