Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura de Ananindeua capacita servidores sobre atenção e cuidado às pessoas que vivem com HIV/Aids

15/04/2025 18h21
Por Jordan Navegantes (SESAU)

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), realizou, na manhã desta terça-feira (15), a capacitação intitulada “O papel da equipe multidisciplinar no cuidado às PVHA”.

Trata-se de uma formação voltadas para os servidores da Rede Municipal de Saúde de Ananindeua, sobre a atenção e os cuidados com as pessoas vivendo com o HIV/Aids (PVHA).

Evelyn Sousa, residente de psicologia.“Hoje, esta capacitação nos traz um olhar mais específico para nós servidores do município sobre a população que convive com o HIV tanto no nível básico, quanto no hospitalar. Contribuirá na prevenção e na posvenção para um cuidado ampliado e baseado em dados e nos indicadores”, contou Evelyn Sousa, 23, residente de psicologia, que estagia em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ananindeua.

Rafael Aguiar Maciel e Evelyn Sampaio.Médico infectologista, Rafael Aguiar Maciel foi o palestrante que ministrou a capacitação aos servidores de Ananindeua. Ele explicou: “O que nós falamos bastante hoje na palestra é que vale a pena destacar é que cuidar de HIV não é só uma questão de serviços especializados, mas que todo mundo pode ter seu papel, seja no cuidado geral da saúde dessas pessoas que vivem com o HIV, seja também na diminuição do preconceito e dos estigmas. Fica um convite meu para que todo mundo se envolva, se informe e se capacite para que o cuidado de pessoas com o HIV seja o melhor possível”.

Sempre em constante atualização de seus servidores, a SESAU Ananindeua realiza formações de forma contínua. Esta em questão possui apoio da Coordenação de IST/HIV/Aids/HV.

Coordenadora de IST/HIV/Aids/Hv de Ananindeua, Evelyn Sampaio ressalta: “Essa capacitação aos servidores do município é um cuidado com as pessoas que vivem com o HIV/Aids, para que possam ter o devido acolhimento e uma qualidade no atendimento, sempre deixando nossos pacientes muito felizes”.