Notícias
Prefeitura de Ananindeua anuncia primeira maternidade pública da cidade
Maternidade pública vai oferecer atendimento especializado e humanizado
Por Jordan Navegantes (SESAU)
Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, deputada federal, Dra. Alessandra Haber e autoridades, fazem visita técnica nas obras da maternidade.“Sou moradora aqui de Ananindeua há 18 anos e a expectativa é muito boa para a primeira maternidade pública aqui de Ananindeua chegando pra gente, que vai ser muito boa para as gestantes que vão ter bebê aqui no município. Então, eu agradeço à Prefeitura de Ananindeua”, disse a dona de casa moradora do bairro Maguari, Gabrielle Viana, 40.
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), a Prefeitura de Ananindeua assinou, na manhã de segunda-feira (14), a Ordem de Serviço (OS) para que a cidade ganhe sua primeira maternidade pública. Trata-se de um prédio já existente, na Cidade Nova VI, que passa por reformas e adaptações para ser inaugurado e receber gestantes do município.
A primeira maternidade pública de Ananindeua atenderá serviços de urgência e emergência obstétrica e a internação hospitalar de gestantes que estejam em trabalho de parto. Dessa forma, qualquer grávida do município será atendida na unidade sem restrições.
A Maternidade terá leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), leitos obstetrícia e leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários), bem como exames de USG (ultrassonografia ou ecografia), laboratoriais, equipe multiprofissional, médicos ginecologistas e obstetras, além de equipe de cirurgiões 24 horas.
Caso haja necessidade de estar em observação para a realização de exames ou medicações, haverá um setor exclusivo para observação. Bem como, se a gestante estiver em trabalho de parto, ela será internada no local para a realização do parto.
Gestora da primeira maternidade pública de Ananindeua, Ellen Melo destaca: “É de suma importância esse trabalho para o município, porque fará com que as nossas gestantes sejam atendidas de forma humanizada, entendendo que o processo de gestar e de parto são momentos únicos”.
“Esta é uma obra bastante aguardada com a qual estamos muito entusiasmados por saber o quão importante será para o futuro de Ananindeua, pois pensar nesse cuidado com as gestantes do município é pensar no hoje, mas também no futuro, nas próximas gerações que já contarão com uma maternidade pública, gratuita e bem estruturada”, refletiu a secretária municipal de saúde de Ananindeua, Dayane Lima.
“Fizemos na segunda-feira (14) uma visita técnica nas obras onde será a primeira maternidade municipal de Ananindeua. Lembro que, quando assumimos, Ananindeua não tinha nenhum hospital público. Já entregamos um Pronto Socorro Municipal e em breve entregaremos nossa Maternidade”, contou o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos.