Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua discute criação do Conselho Municipal da Juventude

Projeto de lei busca aproximar jovens do poder público e fortalecer políticas voltadas à juventude

15/04/2025 09h09
Por Jamille Marques (ASCOM)

Na última quinta-feira, dia 10 de abril, a Câmara Municipal de Ananindeua foi palco de um importante debate sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude. A proposta foi apresentada como um projeto de lei e tem como objetivo garantir maior representatividade e participação dos jovens nas decisões políticas da cidade.

Secretário Municipal de Juventude, Elton Maia.O encontro contou com a presença de diversos grupos de jovens da sociedade civil, movimentos estudantis e sociais, além de representantes do poder público. Entre eles, o secretário municipal de juventude, Elton Maia, que destacou a importância da iniciativa.

“Hoje, no dia 10 de abril, foi debatido na Câmara Municipal dos Vereadores de Ananindeua a criação de um projeto de lei que trata sobre a criação do Conselho da Juventude de Ananindeua. Nós, da Secretaria, estamos ansiosos para que isso aconteça, para que o poder legislativo consiga levar esse projeto adiante", afirmou o secretário.

Segundo Elton Maia, o Conselho poderá atuar como um verdadeiro pilar para a Secretaria de Juventude, funcionando como um espaço colaborativo e de escuta ativa dos anseios da juventude ananindeuense. “Acreditamos que o Conselho Municipal da Juventude possa ser um pilar para nossa Secretaria, algo que ande lado a lado com a gente, que consiga estar captando, agregando vários jovens, que seja os olhos que a gente não vê", explicou.

O Conselho será formado por representantes da sociedade civil, escolhidos entre jovens que participam de grupos organizados, movimentos sociais e estudantis. A ideia é que esse grupo auxilie o poder público na formulação e execução de políticas públicas voltadas para a juventude do município.

“O Conselho permite que nós agreguemos jovens da sociedade civil de diversos grupos e movimentos estudantis e sociais, para que a gente consiga atingir, através de nossos projetos, a juventude como um todo", destacou Elton.

"Hoje nós defendemos algumas pautas, debatemos políticas públicas, falamos a respeito do anteprojeto que será firmado para o Conselho e demos voz à juventude, a vários grupos de jovens que estiveram presentes na Câmara Municipal dos Vereadores para falar seus ideais, ideias e de que forma o movimento deles pode estar agregando para o nosso município.”

A criação do Conselho Municipal da Juventude é vista como um avanço significativo para fortalecer o diálogo entre o poder público e a juventude local. O projeto de lei segue agora para as próximas etapas dentro da Câmara Municipal e, se aprovado, deverá transformar a forma como as políticas públicas para jovens são construídas em Ananindeua.Maior representatividade e participação dos jovens nas decisões políticas da cidade.