Notícias
Prefeitura de Ananindeua lança decreto para criação de estágios em cursos de pós-graduação e projeto de mentoria de carreira para estagiários
O evento ocorreu no Teatro Municipal de Ananindeua e reuniu estagiários de diversas secretarias
Por Matheus Maciel (ASCOM)
Na tarde desta segunda-feira, 31, ocorreu no Teatro Municipal de Ananindeua, o “Kick-Off Estagiários 2025”, o primeiro encontro de estagiários deste semestre. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Ananindeua por meio da Escola de Governança Pública de Ananindeua (EGPA) com o apoio da Fundação Centro Cultural Parque Vila Maguary.
Teatro Municipal de Ananindeua.Durante o evento, o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, anunciou o aumento na bolsa dos estagiários do município e assinou o decreto de lei nº2.816, de 28 março de 2025, para criação de estágios nos cursos de pós-graduação. Este projeto inovador irá atender demandas de áreas específicas na educação e saúde, para acompanhamentos de transtornos na aprendizagem e desenvolvimento. Outra grande novidade é o projeto de mentoria de carreira para estagiários. A mentoria já começa a partir do mês de abril, os interessados devem procurar a Escola de Governança Pública de Ananindeua (EGPA), a Diretoria de Desenvolvimento e Inovação para se inscreverem no programa. Os atendimentos podem ser individuais ou em grupo.
O processo de mentoria é inovador no Brasil e recebe os estagiários com orientações nos processos de carreira, identificando os desafios que estão tendo no momento de permanecerem ou mudarem de curso, fazendo com que se encontrem profissionalmente.
Ananindeua é o primeiro município do Brasil a oferecer estágios para alunos de pós-graduação e mentoria de carreira para os estagiários. Atualmente o município de Ananindeua conta com mais de mil estagiários lotados em diversas secretarias.
Almir Santos, Diretor-Geral da EGPA.Para o diretor-geral da Escola de Governança (EGPA), Almir Santos, essas ações são essenciais para o desenvolvimento dos participantes. “A gente tem dois grandes eventos com os estagiários durante o ano, e lançamos agora o Kick-Off, para dar início ao planejamento de 2025. A Escola de Governança traz várias modificações e inovações, dentre elas as trilhas de aprendizagens. Somos agora a única Escola de Governança pública do Brasil que oferece o projeto de mentoria de carreira para os estagiários que estão com dúvidas na área profissional. Somos a única prefeitura do Brasil a oferecer estágios para alunos de pós-graduação”, enfatizou.
A Escola de Governança Pública de Ananindeua (EGPA) passou por uma reestruturação, deixando de ser um departamento e retornando ao status de secretaria. O Kick-Off marca esse novo ciclo de inovação para os estagiários.
Allan Andrade, Diretor de Desenvolvimento e Inovação da Escola de Governança (EGPA), enfatizou a importância dessas mudanças. “Com essa mudança, houve a necessidade de uma renovação. O estagiário não é só aquele que cumpre a sua carga horária solicitada pela faculdade, mas ele se tornou um protagonista para o desenvolvimento profissional. Hoje foi lançada as novas diretrizes, a nova cara da EGPA, e o Kick-Off é justamente pra isso, é um ponto de partida para a inovação do estagiário como profissional protagonista do nosso município”, comentou.
Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, apostando na educação e estagiários capacitados para Ananindeua.O Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, destaca que essas medidas terão um impacto significativo na capacitação dos estagiários e na construção de uma cidade melhor. “Nós estamos assinando um decreto que vai criar estágio para os cursos de pós graduação, nós somos o único município no país a criar esse tipo de política. Também vamos ajustar o salário dos estagiários e este mês todos vão receber com reajuste. E que através deste reajuste a gente consiga trazer profissionais, estagiários capacitados para o nosso município, pessoas que queiram construir uma cidade melhor, e que a gente possa ajudar para que todos tenham a subsistência para poder continuar dentro da faculdade”, destacou.
Estágio e reconhecimento: Uma experiência transformadora em Ananindeua
Beatriz Reis, estagiária pela SEMED, ama o que faz.Para Beatriz Reis, 26 anos, estagiária pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o reconhecimento pelo município faz toda a diferença. “Já é o segundo ano que eu participo, é algo gratificante saber que os estagiários são enaltecidos pelo município, esse é o diferencial de Ananindeua, esses momentos nas rodas de conversa motivam ainda mais o nosso estágio, eu sou acompanhante de Pessoa com Deficiência (PCD), e eu amo o que eu faço”, relatou.
João Lucas Ribeiro, estagiário na SECULT, se preparando para o futuro.Vivenciando uma experiência enriquecedora, João Lucas Ribeiro, 20 anos, estagiário na Secretaria de Cultura (SECULT), já enxerga o estágio como um caminho para seu futuro profissional. “Eu vejo que a Prefeitura de Ananindeua em conjunto com a Escola de Governança (EGPA), tem esse cuidado de nos fazer sentir importantes, vistos pela gestão, a gente se sente mais encorajado a trabalhar, mais feliz e reconhecido. É de extrema importância não só para mim, mas para todos que estão presentes e veem na prefeitura uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Está sendo uma experiência incrível, eu estou fazendo um trabalho que eu me vejo no futuro, com a certeza de que é isso que eu quero para a minha vida, que é trabalhar com cultura”, disse.