Notícias
Prefeitura de Ananindeua capacita agentes comunitários de saúde sobre a tuberculose e o ILTB
Servidores da saúde de Ananindeua passam for formações e capacitações
Por Jordan Navegantes (SESAU)
Palestrante, Márcia Oliveira.“Este é um curso de capacitação e atualização dos agentes comunitários de saúde (ACS) e os profissionais da limpeza, serviços gerais, em relação à tuberculose, como por exemplo sobre o modo de transmissão e os principais sintomas, para que, ao perceber qualquer sinal em um paciente, esse profissional possa entrar em contato ou com o enfermeiro, ou com o médico ou até mesmo com o gerente da unidade de saúde e informar”, conta Márcia Oliveira, que palestrou na formação realizada pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), na manhã de quarta-feira (26).
Em constante atualização, os servidores da saúde de Ananindeua sempre passam for formações e capacitações. Desta vez, os agentes comunitários de saúde (ACS) da cidade participaram de uma capacitação sobre a tuberculose e Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), no auditório da UNAMA Ananindeua.
Curso de capacitação e atualização dos agentes comunitários de saúde (ACS).A tuberculose é um doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (MTB) e transmitida pelo ar através da tosse, espirro ou fala da pessoa com tuberculose pulmonar ou laríngea ativa. Estima-se que a cada três pessoas, uma pode estar infectada. Já o ILTB significa infecção latente da tuberculose e ocorre quando uma pessoa é infectada pelo MTB a partir de um indivíduo com tuberculose (TB) bacilífera (formas pulmonar e laríngea) e o bacilo permanece viável sem causar doença no indivíduo.
Com a campanha “Detectar, tratar e curar: unidos contra a tuberculose!”, a Prefeitura de Ananindeua transmite a mensagem de que a informação salva vidas é presente, com a capacitação, preparar, ainda mais, seus profissionais da saúde.
Diretora de Vigilância em Saúde de Ananindeua, Ketny Oliveira.“A importância dessa capacitação aos nossos ACSs é poder detectar, tratar e curar. Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que tem cura. E o tratamento é gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, explica a diretora de Vigilância em Saúde de Ananindeua, Ketny Oliveira.
Gilverson Pereira, participante da capacitação.ACS participante da capacitação, Gilverson Pereira destaca: “nesta formação, aprendemos mais sobre a tuberculose. A importância da atualização e as formas de tratamentos que os pacientes têm. Nós, como agentes de saúde, somos a porta de entrada da atenção básica. Então, esta capacitação é de grande valia”.