Notícias
Mulheres em movimento: saúde, empoderamento e autodefesa na Casa da Mulher Brasileira
Prefeitura trabalha na criação de políticas públicas que garantem a inclusão social das mulheres
Por Amanda Duarte (PREFEITURA)
Atividade física na Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua.Com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas e promover saúde e bem-estar às mulheres, a Casa da Mulher Brasileira realizou, na manhã de quinta-feira (27), um evento voltado ao empoderamento e à autoestima das assistidas pela instituição. A programação incluiu aulas de ritbox e defesa pessoal, ministradas por instrutoras especializadas, oferecendo benefícios para a saúde e fortalecendo a autoconfiança.
O evento reuniu dezenas de mulheres com o objetivo do empoderamento feminino. A programação teve a prática de atividades físicas e o aprendizado de técnicas de defesa pessoal, proporcionando momentos de fortalecimento.
Coordenadora municipal, Lediany Atayde. A coordenadora municipal da Casa da Mulher Brasileira, Lediany Atayde, reforçou a importância do autocuidado, da confiança e da segurança para as mulheres assistidas pela CMB. ''Eventos como este são fundamentais para fortalecer a autoestima das mulheres e proporcionar ferramentas práticas para o seu bem-estar. O autocuidado vai além de uma rotina de saúde física, ele também está relacionado à confiança que as mulheres devem ter em si mesmas, se sentindo seguras para enfrentar qualquer situação do cotidiano'', Afirmou Lediany.
A coordenadora ainda enfatizou que, além de ações como essa, a Prefeitura tem trabalhado na criação de políticas públicas que garantem a segurança, saúde e inclusão social das mulheres, visando promover um ambiente mais igualitário e livre de violência.
Ritbox: condicionamento e diversão
A aula de ritbox é uma modalidade que combina exercícios aeróbios e ritmos musicais, foi a primeira atividade do dia. Com músicas animadas, a aula proporcionou uma leveza levando condicionamento físico se divertindo.
Instrutora de ritbox, Marília Santos. A instrutora Marília Santos, liderou a atividade e explicou a importância do exercício para a saúde. ''As atividades físicas são de extrema importância para a nossa vitalidade e para termos uma vida longa. A importância do exercício físico precisa estar dentro da nossa rotina e no nosso cotidiano. Estou feliz em participar deste grande evento idealizado pela Casa da Mulher Brasileira'', detalhou.
Érika Monteiro, participante das atividades. De acordo com Érika Monteiro, uma das participantes do evento, ela ressaltou a importância das aulas, destacando que o evento proporcionou uma oportunidade para as mulheres se reconectarem consigo mesmas, priorizando o cuidado integral da saúde feminina. "A CMB realizou o evento voltado à saúde e autodefesa das mulheres, a secretaria se preocupa com o bem-estar de todas. Vou adotar o lema: 'Mente são, corpo são'. Além de cuidar da nossa mente, tivemos o acompanhamento de excelentes profissionais.''
Defesa pessoal: aumento de autoconfiança e segurança
Instrutora de artes marciais, Marcelle Ferreira.Após a atividade física, as participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas de defesa pessoal com a instrutora Marcelle Ferreira. A aula foi focada em ensinar movimentos simples e eficazes que ajudam na segurança pessoal no dia a dia.
Marcelle ressaltou que o objetivo da aula era oferecer mais autonomia às mulheres, ensinando a reagir de forma eficaz em situações de risco. “Durante a aula, compartilhei um pouco do jiu-jitsu, utilizando algumas técnicas para mostrar a elas que possuem força e capacidade de se defender”, explicou a instrutora.
A Casa da Mulher Brasileira segue na missão de apoiar e promover o desenvolvimento das mulheres na sociedade, proporcionando ferramentas para melhorar a qualidade de vida e a autoconfiança. A realização de eventos é o resultado de um trabalho contínuo de transformação, que oferece às mulheres formas de se sentirem mais seguras, confiantes e empoderadas.