Notícias
Carnaval no CRAS Guanabara promove alegria, cultura e fortalecimento de vínculos
A festividade reuniu adultos e idosos em um grande encontro
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Cléa Alcântara, festejando o aniversário.“O CRAS Guanabara virou um verdadeiro salão de baile! Amei toda a programação, principalmente porque caiu no dia do meu aniversário. Estou muito feliz. O CRAS é muito importante para minha vida, toda a minha felicidade está aqui. Para nós, idosos, esses momentos são essenciais”, disse dona Cléa Alcântara, emocionada com a festa.
Dona Cléa foi uma das participantes do CRAS Folia, evento promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Guanabara, órgão vinculado à Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT). A festividade reuniu adultos e idosos em um grande encontro, proporcionando cultura, lazer e, acima de tudo, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.
Secretária da SEMCAT, Francy Pereira, trabalho que faz a diferença.A secretária da SEMCAT, Francy Pereira, destacou a importância de promover momentos de alegria e integração para os usuários do CRAS. “Cada sorriso que vemos aqui é a prova de que nosso trabalho faz a diferença. O Carnaval no CRAS não é apenas um evento, é uma celebração da vida e do fortalecimento de vínculos. Nossa gestão, liderada pelo prefeito Dr. Daniel, trabalha diariamente para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Ananindeua”.
Coordenadora do CRAS Guanabara, Katia Barros, valorizando a participação dos idosos.A coordenadora do CRAS Guanabara, Katia Barros, reforçou a relevância do evento. “Quando a gente trabalha a temática do carnaval dentro do serviço de convivência, é a valorização da cultura, é a valorização do nosso usuário, as histórias deles, principalmente dos nossos idosos, pois como eles dizem: aqui é a segunda família deles. Então, trabalhar o pertencimento, valorizar a participação deles, trazer eles para essa programação planejada e executada com a participação deles, para mim isso é de grande valia”.
Lucinda Feio , usuária do CRAS.Entre confetes e risadas, os usuários compartilharam a alegria de viver esse momento. Lucinda Feio emocionou-se ao lembrar de seu passado. “O CRAS me traz saudade, alegria e felicidade. Ele é tudo para mim. Sou muito grata, de verdade. Conheci o CRAS em um momento difícil da minha vida, e já se vão dois anos que estou aqui. Hoje, lembrei do meu pai, que adorava dançar as marchinhas de Carnaval. O CRAS e o Carnaval me fazem feliz”.
O CRAS Guanabara segue com a missão de promover encontros transformadores, reafirmando que assistência social, cultura e lazer são pilares fundamentais para uma sociedade mais unida e solidária.