Notícias
Bloco Cidadania em Festa: inclusão e alegria marcam o Carnaval da SEMCAT
Um evento que mostra que a cidadania e a festa podem caminhar juntas
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
"Bloco Cidadania em Festa", promovido pela SEMCAT.O batuque tomou conta da Orla de Ananindeua, as fantasias e serpentinas brilharam, e os sorrisos mostraram que a festa foi um verdadeiro sucesso! No último dia 21 de fevereiro, o "Bloco Cidadania em Festa", promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Trabalho (SEMCAT), fez história ao levar a magia do carnaval para crianças, adultos e idosos atendidos pelos serviços socioassistenciais do município.
O evento reuniu participantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), das Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI) e dos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, transformando o dia em uma grande celebração de pertencimento e alegria.
Secretária da SEMCAT, Francy Pereira.“O Carnaval da cidadania foi idealizado e planejado para garantir que essas pessoas tivessem um momento especial, de descontração e valorização, fomentando o respeito, a diversidade, a participação cidadã e a cultura, já que esta é uma festa típica brasileira. Em Ananindeua, a folia é sinônimo de diversão com responsabilidade e direitos garantidos”, destacou a secretária da SEMCAT, Francy Pereira.
Vice-prefeito, Hugo Atayde, cuidando das pessoas.O vice-prefeito, Hugo Atayde, também esteve presente e reforçou a importância do evento para a população. "Carnaval é cultura, é inclusão, é alegria. Muitos dos nossos participantes nunca tiveram a oportunidade de viver um Carnaval assim. Poder proporcionar essa experiência e ver o brilho nos olhos de cada um foi emocionante. Eventos como esse mostram que estamos no caminho certo: cuidando das pessoas e garantindo momentos de felicidade para todos".
Coordenadora interina do Departamento de Proteção Social Básica (PSB), Jessica Sousa.Para a coordenadora interina do Departamento de Proteção Social Básica (PSB), Jessica Sousa, o evento é uma forma de construir novas vivências individuais e coletivas. “Reunimos usuários das unidades socioassistenciais para mais uma edição dessa festa que realizamos todos os anos. Foi um momento especial para celebrar a chegada do carnaval. Momentos como esse são fundamentais para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, pois conseguimos integrar toda a comunidade ao evento”, afirmou.
Orientadora social, Ana Carolina Maciel, do CRAS Estrela Ananin.A orientadora social, Ana Carolina Maciel, do CRAS Estrela Ananin, não escondeu a satisfação ao ver a alegria estampada no rosto dos participantes enquanto pintava o rosto das crianças. “Nós que acompanhamos o dia a dia deles sabemos das dificuldades que enfrentam. Muitos não têm a oportunidade de vivenciar momentos de felicidade, e aqui puderam brincar e interagir uns com os outros. Foi muito gratificante”, contou.
Maria de Lourdes, de 67 anos, do CRAS Daniel Reis.A grande atração do dia foi a participação do Swing do Panda, que colocou todo mundo para dançar ao som de muito axé e energia contagiante. Entre os foliões, Maria de Lourdes, de 67 anos, do CRAS Daniel Reis, esbanjou alegria. “Eu nem imaginava que um dia estaria nessa festa maravilhosa, pois passei uma uma depressão terrível e CRAS me ajudou e continua me ajudando a superar. Então, agradeço muito ao CRAS e ao meu Deus. Estou muito feliz, eu nem lembrava a última vez que tinha dançado assim. Me sinto com 40 anos, mas na realidade tenho 67 anos. muito obrigada. Foi maravilhoso”, disse, com um brilho nos olhos.
Rafaely Santos, de 15 anos, do CRAS Uirapuru.A jovem Rafaely Santos, de 15 anos, do CRAS Uirapuru, também não ficou de fora e aproveitou cada minuto da folia. “Eu gostei muito. Curti muito com os meus amigos. Pulamos, dançamos e conversamos. Estou muito feliz. Foi bom demais!”, comemorou.
Família reunida na Orla de Ananindeua.A emoção também tomou conta de Gracimar Araújo, que acompanhou seus filhos Ricardo e do Yann no evento. “Esse momento para mim e para as crianças é muito importante, porque é maravilhoso ver a felicidade deles e isso não tem preço. Não dinheiro que pague o amor, o carinho de ver minhas crianças sorrindo nesse evento maravilhoso. Agradeço à prefeitura de Ananindeua por essa festa linda, que tenho certeza que foi feita com muito amor para nós e para nossas crianças. Um carnaval maravilhoso. Essas iniciativas fazem toda a diferença para nós. Obrigada”, comentou a usuária do CRAS Jaderlândia.
O Bloco Cidadania em Festa mostrou que alegria compartilhada é alegria multiplicada e que a inclusão é o maior enredo de qualquer celebração.