Notícias
Inscrições para o processo seletivo do cursinho Pré-ENEM de Ananindeua batem recorde em poucas horas
Procura de inscrições reflete demanda por educação pública de qualidade
Por Laiana Melissa Amado (ASCOM)
Saulo, primeiro inscrito.O cursinho Pré-ENEM de Ananindeua abriu inscrições para o processo seletivo e já demonstrou sua relevância. Em apenas cinco horas, quase 500 candidatos se inscreveram para disputar uma das 150 vagas oferecidas no curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O alto número de inscrições reflete a demanda por acesso a uma preparação educacional gratuita e de qualidade. “Essa é uma oportunidade essencial para os jovens que sonham com a universidade, seja pública ou privada. Iniciamos com 150 vagas, mas nosso objetivo é expandir o projeto para atender ainda mais estudantes”, afirmou o secretário da Juventude, Elton Maia.
Processo seletivo e início das aulas
Secretário da Juventude, Elton Maia.A seleção dos candidatos será feita por meio de uma prova, marcada para o dia 22 de fevereiro. O resultado será divulgado na semana seguinte, e as aulas terão início no dia 10 de março, seguindo até a última semana do Enem, em novembro.
Além das aulas regulares, a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuve), pretende oferecer um curso intensivo durante as férias e abrir polos adicionais no município. Também serão disponibilizadas turmas específicas de redação e matemática aos sábados. “Nosso objetivo é ampliar esse trabalho e garantir que nenhum jovem fique sem essa oportunidade por falta de acesso”, destacou Maia.
Impacto entre os estudantes
Saulo ao lado da mãe Madalena.Entre os primeiros inscritos está Saulo Silva Batista, de 17 anos, que tentará o vestibular pela segunda vez e sonha em cursar Medicina. “Estou bastante confiante. Já conheço alguns professores e sei que são altamente capacitados. Essa é uma chance única para quem não tem condições de pagar um cursinho particular”, afirmou.
A mãe do estudante, Maria Madalena dos Santos Silva, reforça a importância do projeto. “Assim que soubemos da reabertura das inscrições para o processo seletivo, nos apressamos para garantir a vaga do Saulo. É gratificante ver a prefeitura retomando essa iniciativa que ajuda tantos jovens”, disse.
Com aulas presenciais e totalmente gratuitas, o cursinho pré-Enem Municipal de Ananindeua se consolida como uma alternativa acessível para aqueles que buscam uma oportunidade de ingressar no ensino superior. “Independentemente do meio de transporte, o importante é estudar. Essa é uma oportunidade que deve ser aproveitada”, ressaltou Maria Madalena.
As inscrições para o processo seletivo seguem abertas até o dia 18 de fevereiro e podem ser realizadas por meio do link disponível na bio do Instagram da Prefeitura de Ananindeua - @ananindeuapma. Com a alta demanda, a expectativa é que novas turmas sejam abertas em breve.