Notícias
Alunos da EJA em Ananindeua iniciam 2025 com material escolar garantido
Educação inclusiva e acessível, para todos os alunos
Por Clauber Miranda (ASCOM)
Compromisso de garantir acesso à educação de qualidade para todos.A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa uma oportunidade valiosa para aqueles que, por diferentes motivos, não puderam concluir seus estudos na idade regular. Com o compromisso de garantir acesso à educação de qualidade para todos, a Prefeitura de Ananindeua segue investindo nessa modalidade de ensino, promovendo inclusão e transformação social. A entrega do material escolar para os alunos da EJA em 2025 reforça esse compromisso, proporcionando melhores condições de aprendizado e incentivando cada estudante a continuar sua trajetória educacional com dignidade e motivação.
A visita para dar essa conferida foi na EMEF Antônio Teixeira Gueira, ver as turmas e salas cheias de alunos deu um sentindo especial para a entrega do material escolar 2025.
Valorização é fundamental.Para a professora Gilmara Santos, a valorização de cada aluno é fundamental para o sucesso da EJA em nosso município. “A valorização de cada aluno, e a busca ativa do comprometimento dos alunos, faz toda a diferença no processo educacional. Aqui temos diversas profissões, pessoas que estavam em depressão e tiveram forças paras estar conosco nesse desafio que é a EJA. Porém, de grandes resultados.”
Os relatos, histórias que inspiram são muitas numa sala só, e são diante dessas histórias reais que alunos e professores assumem o compromisso com a educação.
Marília Lima, 15 anos - Aluna EJA.Para a aluna Marília Lima de 15 anos, pisar na sala de aula é dar orgulho para a família. “Eu sou nova ainda, tenho muitos sonhos pela frente, e sei que sou capaz de alcançar todos eles, eu estou muito feliz hoje, contente com minha sala e com a professora. Quero esse ano dar um novo sentindo na minha vida, e poder estudar é dar orgulho para meus pais.”
Claudionor Pina, 55 anos - Aluno EJA.A idade não é questão para as turmas da EJA, pelo contrário, aproxima histórias e faz toda a sala torcer uns pelos outros. Para o Claudionor Pina de 55 anos, o sonho da formação segue vivo. “Eu tenho um sonho, e não vou desistir dele, quero ser advogado ainda, sei que não tenho mais meus 20 anos, mas ao entrar na escola, especialmente na EJA, eu vi que eu posso e tenho como fazer isso ainda. Só gratidão pelo meus professores e pela prefeitura com esse material escolar, veio na hora certa.”
Ângela Barros- coordenadora EJA .Para a coordenadora da EJA, Ângela Barros, não faltam desafios ainda pela frente, mas ao ver as salas cheias no turno da noite, relata que a meta foi cumprida. “Nós viemos em dois meses trabalhando em campanha para que esse momento em 2025 chegasse, foi com chuva e sol, mas nossa comunidade escolar foi incansável ao convidar os alunos para estarem conosco neste ano, eu me sinto com o coração otimista para a caminhada escolar desse ano, porém sabemos que os desafios são muitos.”
A EJA é mais do que uma oportunidade de aprendizado; é um caminho para a realização de sonhos e a construção de um futuro melhor. Cada etapa vencida é uma conquista, e cada novo conhecimento adquirido abre portas para novas possibilidades. Que todos os alunos sigam acreditando no poder da educação e fazendo dela um instrumento de transformação, superação e esperança. O aprendizado não tem idade, e a EJA continua sendo a ponte para quem deseja ir além e alcançar novos objetivos.