Notícias
CRAS Curuçambá: um espaço de cidadania e inclusão social para todas as idades
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
“Faço parte do CRAS há 3 anos. Gosto muito daqui, porque aqui é a minha segunda casa. Quando cheguei aqui, eu tinha ansiedade, queria morrer, queria me matar, mas assim que eu cheguei no CRAS, tudo mudou, um horizonte se abriu, comecei a fazer cursos de qualificação, atividades de capoterapia e dança. Gosto de toda a equipe aqui do CRAS. Amo o CRAS, por isso convido todas as minhas amigas para virem para cá também. Quando vejo alguém chorando, triste, trago para o CRAS. Todo mundo fica feliz”, comentou dona Ariza Cardoso, de 71 anos, com um sorriso no rosto e um olhar cheio de alegria e esperança.
Dona Ariza e muitas outras famílias do bairro Curuçambá vem tendo suas vidas transformadas por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A unidade socioassistencial, vinculada à Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), atua como a porta de entrada para o SUAS, realizando programas sociais, grupos de convivência e oficinas que estimulam o desenvolvimento pessoal e coletivo, sendo um ponto de apoio fundamental para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
De acordo com a secretária da SEMCAT, Francy Pereira, “o CRAS Curuçambá tem como missão transformar vidas por meio da inclusão e da promoção da cidadania. Nosso compromisso é garantir que cada morador tenha acesso a direitos e oportunidades.”
Atividades para todas as idades
O dia a dia no CRAS Curuçambá é repleto de atividades que promovem integração, aprendizado e bem-estar.
• Crianças e adolescentes participam de atividades socioeducativas e culturais, como música e karatê, que incentivam a criatividade e a convivência saudável.
• Adultos contam com palestras, oficinas de geração de renda, como cursos de culinária e corte e costura, além de acesso a serviços de orientação sobre direitos sociais e programas como o Bolsa Família.
• Idosos encontram no CRAS um espaço de acolhimento, com grupos de convivência, aulas de dança e oficinas, promovendo a saúde mental e física.
Segundo a coordenadora do CRAS, Joicilene Barradas, “nosso principal forte é a proximidade com a comunidade. Estamos aqui para ouvir, acolher e trabalhar junto com as famílias, respeitando as particularidades de cada um para que os usuários possam ter o sentimento de pertencimento, seja no coletivo ou no individual.”
Para dona Priscila Lebrego, mãe da Paola e do Leonardo, as atividades socioeducativas fizeram grandes diferenças na vida das crianças.
“Meus filhos apresentaram uma melhora significativa em relação ao comportamento deles, em relação à disciplina, em relação ao desenvolvimento físico. Além do desenvolvimento na escola, tudo isso foi muito importante. Nós percebemos no sono também, na qualidade do sono deles, a alimentação, foi uma evolução muito grande. Tudo graças às atividades que eles realizam aqui no CRAS. Também reparei que a relação entre eles ficou melhor, eles interagem mais um com o outro, antes eles brigavam muito. Tudo isso agregou positivamente para minha familia”.
Já Adenilson Brito, de 10 anos, contou o que mais ama no CRAS. “Gosto do karatê, fazer as atividades, brincar com meus amigos. Também gosto muito da piscina”.
Como acessar o CRAS Curuçambá
O acesso ao CRAS é simples e gratuito. Basta que o interessado resida na área de abrangência e procure a unidade com documento de identificação e comprovante de residência. Após um primeiro acolhimento, a equipe técnica avalia as demandas e orienta sobre os serviços disponíveis.
O CRAS Curuçambá é mais do que um espaço físico, é um ambiente de transformação e esperança, onde cada atividade e atendimento refletem o compromisso com a dignidade e os direitos de todos os cidadãos. Para mais informações, visite a unidade e descubra como o CRAS pode ser um aliado no fortalecimento da sua história.
A unidade socioassistencial está localizada no Conjunto Roraima Amapá, Rua Ferreira Gomes, n° 194, próximo à escola Laércio Barbalho, o espaço acolhe moradores de uma vasta área de abrangência: Curuçambá, Parque Modelo, Beira-Rio, Roraima-Amapá, Paar Leste, Vasquinho, Rua da Horta, Campo do Urubu e as nove ilhas municipais.