Notícias
SEMMU promove ação continuada para homens com grupos de reflexão sobre violência de gênero
Por Amanda Duarte (PREFEITURA)
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), realizou, nesta quarta-feira (22) e quinta-feira (23), na sede da secretaria, uma formação continuada para homens, promovida por meio de grupos de estudos e reflexões sobre violência de gênero. A iniciativa conta com a participação de facilitadores que propõem atividades e debates voltados para a conscientização e mudança de comportamentos.
Durante o encontro, foram abordados temas como gênero e violência, a socialização em uma sociedade machista, as consequências da violência na saúde e nas relações com as mulheres e a desconstrução de padrões de masculinidade tóxica e compreensão sobre a relação entre masculinidade e violência.
Conscientização e transformação
Segundo a diretora da SEMMU, Solange Ramalho, o Grupo de Trabalho (GT) dos Homens surgiu para enfrentar a violência contra a mulher a partir de conversas e reflexões sobre questões estruturais do machismo. "O papel dessa formação é, a partir da visão masculina, desconstruir masculinidades tóxicas, fortalecendo a construção de uma sociedade mais saudável e justa para todos", destacou Solange.
A diretora da SEMMU, Solange Ramalho,
Os objetivos principais da formação são reduzir os índices de violência, garantir a paz familiar, quebrar o ciclo da violência e desnaturalizar condutas violentas e padrões de masculinidade.
Parcerias e multiplicação de aprendizados
Há dois anos, a SEMMU trabalha na construção do (GT) de Homens, que envolve a participação de integrantes da Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil e representantes de diversas secretarias municipais. Os participantes são qualificados para reaprender conceitos, práticas sociais e comportamentos, promovendo relações mais saudáveis e multiplicando esses conhecimentos em seus ambientes de trabalho e nas suas residências.
A advogada e conselheira da OAB/PA, Tarita Cajazeira, ressaltou a relevância dessa ação. "Essa formação é fundamental para promover a desconstrução de padrões sociais e construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde as mulheres não sejam violadas."
Advogada e conselheira da OAB/PA, Tarita Cajazeira
Marta Dias, gerente da Patrulha Maria da Penha de Ananindeua, também enfatizou a importância de incluir os autores de violência nesse processo de transformação. "É essencial destacar e trabalhar a outra parte da violência doméstica: os homens, que, geração após geração, foram ensinados a lidar com conflitos de maneira violenta. Discutimos temas como masculinidade, machismo e identidade de gênero, que são temas importantes para o enfrentamento da violência contra a mulher."
Com iniciativas como essa, a SEMMU reforça seu compromisso em construir uma sociedade mais inclusiva e respeitosa, promovendo mudanças estruturais para garantir a igualdade de gênero e o bem-estar de todos.