Notícias
SEMCAT e SESAU realizam formação para agentes comunitários de saúde
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Nos dias 21 e 22 de janeiro, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), por meio do Departamento de Gestão do Trabalho (DGT), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), promoveu uma formação para todos os agentes comunitários de saúde. A iniciativa teve como objetivo principal capacitar as equipes que atuam diretamente nos territórios, reforçando a qualidade dos serviços prestados à população e ampliando o conhecimento sobre a Política de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Durante o evento, realizado em um clima de troca de conhecimentos e integração, a secretária da SEMCAT, Francy Pereira, destacou a importância da ação conjunta entre as pastas. “Essa formação é um marco na nossa política de trabalho intersetorial. Nosso intuito é garantir que as equipes estejam cada vez mais preparadas para atuar junto às comunidades, levando não apenas atendimento de qualidade, mas também informação e acolhimento. É com ações como essa que fortalecemos o compromisso de garantir os direitos de cada cidadão.”
A coordenadora do setor Gestão de Trabalho, Pamela de Almeida, reforçou a importância da ação. “Essa parceria visa fortalecer os serviços prestados à comunidade dentro dos territórios de Ananindeua, seja da Secretaria de Saúde, seja da Secretaria de Assistência Social, porque por um processo de formação, esses servidores qualificados, informados, conseguem prestar um serviço de maior qualidade para a comunidade.”
A diretora técnica da SESAU, Samea Borges, frisou sobre o papel dos agentes comunitários como ponte entre a população e os serviços oferecidos. “O ACS é uma figura importante, porque ele é o elo da comunidade com a instituição governamental, pois ele adentra na casa dos munícipes. Quando somamos esforços com a assistência social, potencializamos nossa capacidade de cuidar das pessoas de maneira integral. Essa formação é um exemplo claro de como a parceria entre as secretarias beneficia diretamente quem mais precisa.”
Os participantes também reconheceram o impacto positivo da iniciativa. Davi Luiz, agente comunitário de saúde, compartilhou sua experiência. “Participar dessa formação nos dá um novo olhar. Entender mais sobre o SUAS e como podemos orientar as famílias, pois já teve ocasiões que determinadas famílias me perguntaram sobre alguns serviços socioassistenciais e eu não soube responder, agora eu já sei o que devo falar. Saímos daqui mais preparados para fazer a diferença.”
O agente comunitário de saúde, Luis Felipe, comentou. “Sabemos que nós, da atenção primária, somos a porta de entrada. Muitas vezes, não só por critério de saúde, mas também para informação. Muitas famílias não têm acesso a alguns tipos de informações e direitos, que é o que o assistência social, dentro dos seus núcleos de assistência, promovem, como por exemplo o CRAS, CREAS, Centro POP. Então essa formação ajudou muito, agora sabemos orientar a população”.
A formação abordou temáticas como o funcionamento do SUAS, a rede de assistência social e estratégias de atendimento humanizado. Além disso, foram promovidas dinâmicas, permitindo aos agentes uma imersão prática nos desafios enfrentados em seus territórios.
Ao final do evento, a sensação de pertencimento e união foi o ponto alto destacado por todos. A iniciativa marca um passo importante para a integração dos serviços de saúde e assistência social, promovendo um atendimento cada vez mais completo e eficaz à população.