Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

SEMUPA lança projeto para fortalecer a economia de agricultores familiares

O evento de lançamento contou com a participação de diversas comunidades de Ananindeua.

18/01/2025 15h19
Por Sidney Alves (PREFEITURA)


Prefeito e vice-prefeito participam de lançamento de projeto que visa a melhoria da economia do município

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA), lançou no último sábado (18) o Projeto Avicultura Familiar de Ananindeua (PAFA). Trata-se de uma iniciativa pioneira que visa promover a segurança alimentar, gerar renda e fortalecer a agricultura familiar no município. O projeto representa um avanço significativo para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.

As aves que foram doadas para os produtores locaisA cerimônia aconteceu no Salão Comunitário da Comunidade São Francisco de Assis, no bairro do Curuçambá, e contou com a presença do prefeito Dr. Daniel Santos, do vice-prefeito Dr. Hugo Athayde, além de representantes da área. Durante o evento, foi assinado pelo prefeito o ato de autorização para licitação de tanques, alevinos e ração destinados à piscicultura. Após a assinatura, o vice-prefeito visitou a Unidade Demonstrativa de frango e peixe, onde conheceu as áreas de criação de aves e peixes.

De acordo com o prefeito Dr. Daniel Santos, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com os pequenos produtores. “Com ações como essa, podemos gerar empregos e renda para o desenvolvimento das comunidades. Tenho certeza de que, em breve, cada um que recebeu as aves poderá construir uma cadeia de produção, criando uma renda extra para suas famílias”, afirmou o prefeito.

O PAFA é voltado para a criação de frangos caipiras, utilizando práticas agroecológicas e sustentáveis, oferecendo uma alternativa econômica para famílias rurais. O projeto atenderá comunidades como Nova Esperança, João Pilatos e Igarapé Grande, situadas no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Ilha João Pilatos. Além de fomentar a produção de alimentos saudáveis, a iniciativa estimula o uso de dejetos das aves na produção de adubo orgânico, que será utilizado no cultivo de frutas como açaí, banana, cacau e cupuaçu.

Secretário da SEMUPA explica os detalhes do PAFASegundo o secretário da SEMUPA, Pedro Soares, a meta do projeto é beneficiar 400 famílias. “Nosso principal objetivo é atender produtores, ribeirinhos e quilombolas que fazem parte do programa Território Sustentável. Dentro da estratégia de enfrentamento às mudanças climáticas e preservação ambiental, o PAFA busca produzir alimentos de forma saudável e sustentável”, destacou.

Diomar Vieira de Souza, presidente da Associação de Mulheres da Agricultura de Familiar de Ananindeua e região, relatou sobre a importância do projeto

Para Diomar Vieira de Souza, presidente da Associação de Mulheres da Agricultura Familiar de Ananindeua e região, o projeto é uma grande oportunidade. “Um programa como este nos ajuda muito, pois o alimento se torna mais acessível tanto para os produtores quanto para as famílias consumidoras. Isso é essencial para o fortalecimento da economia rural e para nossa qualidade de vida”, ressaltou.