Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura de Ananindeua anuncia desapropriação para construção do Primeiro Clube do Feirante e Ambulante do Norte e Nordeste do Brasil

06/01/2025 16h32
Por Marcio (ASCOM)

A Prefeitura de Ananindeua anunciou nesta segunda-feira (6), o início do projeto de construção do Clube dos Feirantes e Ambulantes de Ananindeua (CFAA). A iniciativa em conjunto com as secretarias de Habitação (SEHAB), Saneamento e Infraestrutura (SESAN) e Desenvolvimento Econômico (SEDEC), visa criar um espaço de lazer e convivência para os trabalhadores do comércio local e suas famílias.

A SEDEC será responsável pela administração do clube, enquanto a SESAN conduzirá as obras. A SEHAB atuará na regularização da área, que foi declarada de utilidade pública por meio de decreto municipal. O objetivo é garantir um espaço estruturado, oferecendo melhores condições de lazer e integração para a categoria.

O terreno possui 26,80 metros de largura na frente e dimensões detalhadas que totalizam uma extensão significativa, delimitada entre a Passagem Maranhão e a Rua do Jacó. A desapropriação incluirá a regularização da propriedade e a imissão de posse.

Importância do Clube do Feirante e Ambulante

Secretário Mário Pinheiro no novo espaço para o clube dos feirantesSegundo Mario Pinheiro, titular da SEDEC, este será o primeiro Clube do Feirante e Ambulante das regiões Norte e Nordeste do país, ele destacou a relevância do espaço para a valorização dos feirantes e ambulantes do município: “A construção do espaço visa proporcionar melhores condições de lazer, recreação, convivência para os trabalhadores que atuam nesse setor”, disse.

Próximos Passos

O decreto autoriza a SEDEC a iniciar, em parceria com a Procuradoria Geral do Município e a Secretaria Municipal de Habitação, o processo de desapropriação e regularização do terreno. O Prefeito Dr. Daniel reforçou o compromisso da gestão municipal, destacando a importância do Clube dos Feirantes e Ambulantes como uma conquista significativa para a categoria: “Assumi o compromisso com vocês de construir um clube exclusivo para a categoria. Enquanto outras pessoas aproveitam os clubes aos domingos, vocês estão trabalhando. Por isso, buscamos um espaço que atendesse às suas necessidades e encontramos esse terreno amplo, com acesso ao rio, onde planejamos até construir um trapiche para lazer”, declarou.

Prefeito Dr.Daniel em discurso com autoridades locais.

Niciana Noura, arquiteta responsável pelo projeto e representante da SESAN, destacou que o Clube dosNiciana Noura em mais um projeto de arquetetura em Ananindeua Feirantes e Ambulantes foi planejado para oferecer lazer e infraestrutura de qualidade à categoria: “Pensamos em um espaço completo, com campo de futebol, quadras de areia, piscina infantil e adulta, salão de festas, quiosques com churrasqueiras e até uma área de contemplação com vista para o rio. Também incluímos um parquinho para as crianças e um restaurante de apoio para os finais de semana”, afirmou.

Reconhecimento dos Feirantes

Eloy Rabelo, feirante há mais de 40 anos na Cidade Nova 6, celebrou a iniciativa do Clube dos Feirantes eEloy Rabelo agradecido pela valorização da categoria Ambulantes como um marco para a categoria: “É uma novidade muito boa pra gente, porque em Ananindeua, não temos nenhum espaço voltado para nossa diversão. Só trabalhamos, e esse clube vem como um reconhecimento da Prefeitura, que teve essa ideia brilhante, agora se tornando realidade. Estamos muito agradecidos”, declarou o comerciante.

Para Eloy, o clube também será uma oportunidade para aproveitar momentos em família: “Tenho filhos, netos, e esse espaço vai ser para eles também, para toda a família. Depois de tantos anos trabalhando, desde a feira antiga, finalmente teremos algo voltado para o nosso lazer”, destacou.

Com essa iniciativa, a Prefeitura reafirma seu compromisso com o fortalecimento da economia local e a valorização dos feirantes e ambulantes, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de Ananindeua.