Notícias
Ananindeua celebra 81 anos com a inauguração da EMEF Santa Margarida Antioquia Psídia e atinge a marca de 94 unidades escolares
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Inauguração oficial da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa Margarida Antioquia Psídia
“Estou muito feliz, agora o meu neto vai poder estudar em uma escola completa e perto de casa. Meu neto e outras crianças do bairro terão esse privilégio, com toda essa estrutura. Tudo muito lindo. Uma escola de Avó Ednaoutro mundo, a qual o meu neto estará sendo beneficiado. Eu me sinto muito elogiada por ele estar numa escola que vai beneficiar a educação dele. Acredito que não só eu, mas todas as mães devem estar felizes. Eu não tenho nem palavras para explicar a minha gratidão pelo prefeito. Muito obrigada, meu neto terá uma educação de qualidade. Gratidão”. Foi com essa declaração emocionada de Edna Souza, avó do aluno João Rafael, que a comunidade do bairro 40 Horas celebrou a inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa Margarida Antioquia Psídia. A entrega marcou as comemorações pelos 81 anos de Ananindeua e representou um grande avanço para a educação da cidade.
A EMEF Santa Margarida foi adquirida pela Prefeitura de Ananindeua e após obras de reforma e ampliação, passou a integrar a Rede Municipal de Ensino. Totalmente pronta e planejada para atender às necessidades de todos os estudantes, incluindo Pessoas com Deficiência (PcD), a escola atenderá turmas do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental e beneficiará cerca de 600 estudantes.
Durante a inauguração, o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, destacou o impacto da nova escola: “Hoje, entregamos não apenas uma escola, mas um espaço completo e acessível que reflete nosso compromisso com a educação de qualidade. Essa é uma conquista para a comunidade do 40 Horas e para toda a cidade. A escola é a primeira em tempo Prefeito de Ananindeua Dr. Daniel Santosintegral, mas todas as outras vão seguir esse padrão, a criança vai entrar às 7h30 da manhã e sair 5h30 da tarde. O aluno receberá todas as refeições, poderá desenvolver suas atividades físicas e também será implementado um método de ensino bilíngue. Vamos seguir trabalhando, porque quero ver a educação de Ananindeua como a melhor educação da Região Norte. Vamos continuar transformando a nossa cidade para que a Ananindeua seja modelo de gestão para todo o estado do Pará, que o município continue dando orgulho para cada morador”.
O vice-prefeito, Hugo Atayde, reforçou o impacto positivo da nova escola: "A inauguração da EMEF Santa Margarida é um marco. Essa estrutura não é apenas um investimento em tijolos e concreto, mas umVice-prefeito de Ananindeua Hugo Atayde investimento direto no futuro das crianças e jovens de Ananindeua. Estamos provando que educação inclusiva e de qualidade é a base para transformar nossa cidade e dar mais oportunidades para todos".
A unidade escolar possui 14 salas de aula, uma estrutura moderna e inclusiva, incluindo sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), espaço maker, sala multifuncional, laboratório de ciência e informática, sala de leitura, salas pedagógicas, além de banheiros adaptados para pessoas com deficiência, elevador, cozinha, copa, refeitório e uma quadra poliesportiva acessível com piso vinílico, que possui tecnologia antiderrapante e de absorção de impacto. A escola foi planejada para garantir que estudantes com deficiência tenham acesso pleno às atividades escolares e recursos pedagógicos de qualidade.
A secretária municipal de Educação, Ana Paula Fernandes, destacou a importância de entregar uma escola com alta estrutura e acessibilidade: “A EMEF Santa Margarida é mais do que uma escola, é um marco na educação de Ananindeua. Estamos garantindo que nossas crianças, incluindo aquelas com deficiência, tenham acesso a espaços modernos e inclusivos, preparados para promover o melhorSecretária Municipal de Educação, Ana Paula Fernandes aprendizado. Essa escola vem com um diferencial, o tempo integral, onde será assegurado ao aluno três refeições. Outro diferencial é que essa escola não está em grandes avenidas, está dentro do bairro 40 Horas, assim mostrando que a gestão se preocupa com todos os moradores, que entrega obras e educação de qualidade para toda população. Tudo isso reflete em resultados, Ananindeua saiu de 11º lugar da educação e hoje se encontra em 2º lugar”.
A gestora da escola, Joice Guimarães, reforçou a importância do colégio ser em tempo integral: “Com essa nova estrutura de ensino e aprendizado, comGestora Joice tempo integral, vem beneficiar as mães, aquelas mães solo que precisam trabalhar e sair da sua casa, deixar os seus filhos, agora elas podem trabalhar despreocupadas porque seus filhos estarão o dia todo na escola. Todos serão beneficiados”.
Para o professor de Geografia, Edson Santos, a nova escola oferece possibilidades inéditas: “Com essa estrutura, podemos oferecer aos alunos um ensino mais criativo, inclusivo e inovador. O espaço Professor Édsonmaker, os laboratórios e as salas multifuncionais serão grandes aliados no desenvolvimento das crianças, especialmente aquelas que precisam de suporte diferenciado. Aqui, vamos poder ampliar o ensino, sair das quatro paredes, e não é bom apenas para as crianças, mas também para toda comunidade, porque o que a criança aprende dentro da sala de aula ela leva também para a casa. Esses alunos começam a envolver também as famílias no aprendizado e isso resulta em avanço, a gente aprende mais, o aluno aprende mais e a família aprende mais, uma troca de conhecimento”.
A comunidade local também reconheceu a importância da nova escola. Vanessa Marias, mãe da aluna VanessaRebeca, comentou: “Essa escola é uma conquista para todos nós. Faço parte dessa comunidade há 20 anos e nunca imaginei que minha filha um dia estudaria em uma escola tão completa e acessível para aprender, isso aqui é motivo de orgulho. É uma satisfação para toda a comunidade. Acredito que essa escola só vai ajudar a minha filha avançar e ter um futuro excelente. Estamos muito felizes”.
Com a entrega da EMEF Santa Margarida Antioquia Psídia, Ananindeua atinge a marca de 94 escolas municipais, reafirmando o compromisso da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com a expansão e melhoria da educação na cidade. A nova unidade representa mais um passo na construção de um futuro mais inclusivo e promissor para todos os estudantes do município.