Notícias
Ações da campanha Dezembro Vermelho da Prefeitura levam testagem rápida de ISTs por toda Ananindeua
Por Jordan Navegantes (SESAU)
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), tem promovido diversas ações voltadas para a conscientização sobre a prevenção e o tratamento do HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como parte da campanha Dezembro Vermelho. No Brasil, a Lei nº 13.504/2017 instituiu a campanha para ampliar ações de conscientização sobre as temáticas relacionadas às ISTs.
Além de oferecer testagem rápida para as ISTs nas Clínicas Saúde da Família (CSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), por meio da Coordenadoria de IST, a SESAU Ananindeua realizou ações de saúde em espaços públicos e em iniciativas privadas, com o intuito de alcançar diferentes públicos e um maior número de pessoas testadas e informadas.
Na última sexta-feira (20), ocorreu uma ação na Academia da Saúde de Ananindeua, localizada no Canteiro Central do Paar, de 8h às 12h. O evento ofereceu testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, além de vacinação, verificação de sinais vitais, atendimento médico especializado e palestra informativa.
“Eu passei aqui, vi que tava tendo uma ação da Prefeitura e vim perguntar o que era. Aí tô aproveitando pra fazer o teste, também tomar a vacina da gripe e tirar a minha pressão”, contou a dona Maria Dioneide Ribeiro, 50, e moradora do bairro do Curuçambá. Ela destaca: “eu não tenho medo de fazer os testes, porque é importante e muita gente tem medo de descobrir alguma coisa. Eu prefiro saber se eu tenho alguma coisa e começar o tratamento”.
Moradora do Paar, a dona de casa Antônia Silva do Nascimento, 31, estava passando pelo Canteiro Central e decidiu participar da ação. Ela foi imunizada contra a gripe e realizou a testagem rápida: “É muito bom quando tem essas ações por aqui. Eu agradeço à Prefeitura de Ananindeua por isso”.
Assistente social da Coordenadoria de ISTs da SESAU, Jocicleide Souza explica: “A importância dessas ações de saúde nos bairros de Ananindeua é que nós descentralizamos para levar esse acesso às testagens rápidas por toda a cidade para que todos tenham acesso. Vale lembrar que todos os meses são importantes pra gente testar e se prevenir das ISTs, não apenas no Dezembro Vermelho”.
Prevenção e testagem para trabalhadores da iniciativa privada
Ao decorrer de todo o mês de dezembro, a Prefeitura de Ananindeua tem realizado ações de saúde voltadas à conscientização e prevenção às ISTs, também, na iniciativa privada. Supermercados e lojas são alguns dos tipos de empresas que fecharam parceria para que a Prefeitura levasse mais saúde aos servidores. Veja imagens!
Ação com testagem e palestra em uma loja de tintas
Ação com testagem e palestra em um supermercado
Saiba mais sobre algumas das ISTs abordadas na campanha Dezembro Vermelho
HIV/AIDS: O vírus ataca o sistema imunológico, mas com o tratamento contínuo feito através de medicamentos, é possível alcançar níveis indetectáveis no sangue, o que impede a transmissão da doença.
Sífilis: Transmitida por meio de bactéria, pode passar despercebida, porém seu estágio avançado pode causar complicações graves. O tratamento é realizado com penicilina gratuita no SUS.
Hepatites B e C: Embora menos sintomáticas, essas doenças podem levar a complicações graves. A vacina contra a hepatite B está disponível na rede pública.
Durante a ação, foi ressaltada a importância do acesso a ferramentas preventivas como a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e a PREP (Profilaxia Pré-Exposição), fundamentais para a prevenção no caso de exposição ao vírus.
Conscientização e Prevenção
A Prefeitura de Ananindeua reforça que o uso correto de preservativos, aliado ao acesso aos serviços preventivos, é a melhor maneira de reduzir os índices de infecções. A campanha “Dezembro Vermelho” busca quebrar tabus, estimular a busca por testes e promover a educação em saúde para toda a população.
Serviços de Atendimento Especializado
Os serviços do SAE/CTA estão disponíveis na Rua Claudio Sanders, nº 1520, no bairro Maguari, em Ananindeua. Os profissionais estão preparados para atender casos de emergência, como a exposição ao HIV, com agilidade e orientação adequada para o início do tratamento.