Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura de Ananindeua promove conscientização e testagem de ISTs a profissionais da reciclagem

13/12/2024 19h50
Por Jordan Navegantes (SESAU)

Com o objetivo de democratizar o acesso à informação e à saúde, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), tem fortalecido parcerias com a iniciativa privada para conscientizar trabalhadores sobre as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Neste mês de dezembro, diferentes ações estão sendo feitas no município como parte da campanha “Dezembro Vermelho”, alusiva à conscientização, prevenção e tratamento do HIV/AIDS e outras infecções. 

Na última quinta-feira (12), a Coordenadoria de ISTs e do Serviço e Atendimento Especializado (SAE), a Prefeitura de Ananindeua realizou uma programação voltada a profissionais do setor de reciclagem de uma empresa situada no bairro da Guanabara, no lado Sul do município. Divididos em dois turnos, manhã e tarde, os trabalhadores participaram de uma palestra sobre saúde sexual e conscientização sobre as ISTs, bem como tiveram a oportunidade de fazer testagem rápida para HIV/AIDS, sífilis e hepatites. 

Coletor de resíduos sólidos para reciclagem, Anderson Filho, 27, participou da palestra e aproveitou para fazer a testagem rápida. “É muito legal isso que a Prefeitura tá fazendo com os colaboradores aqui da empresa, porque, às vezes, a pessoa não procura fazer os testes ou não tem tempo”, disse.

Já a técnica de segurança no trabalho Alessandra Gama, 38, participou das duas palestras, fez a testagem rápida para ISTs e conta que aprendeu bastante: “eu, assim como os demais servidores que participaram das palestras, aprendemos sobre a importância de estarmos prevenidos e de sabermos, por meio do teste rápido, se estamos ou não com alguma infecção, para prevenirmos que outras pessoas possam ser infectadas. Então, eu acho muito importante esse trabalho, por causa do acesso, já que nós sem sempre tempo muito tempo para irmos em busca desses testes”, refletiu.

Biomédico do SAE/CTA da Prefeitura de Ananindeua, Dayvsom Endringer foi um dos palestrantes do dia e ressalta: “a importância disso é sempre acrescentar aos trabalhadores com informação, que é o principal pra gente desmistificar algumas inverdades. É a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua levando atendimento àqueles que mais precisam, incluindo todos os profissionais.

Representante da empresa que aderiu à campanha Dezembro Vermelho da Prefeitura de Ananindeua, a analista de qualidade Sandra Góes agradece: “muito obrigada à Prefeitura por estar aqui na empresa, trazendo essa campanha de conscientização aos nossos colaboradores, trazendo exames e informações”.

Saiba mais sobre algumas das ISTs abordadas na campanha Dezembro Vermelho: 

HIV/AIDS: O vírus ataca o sistema imunológico, mas com o tratamento contínuo com medicamentos, é possível alcançar níveis indetectáveis no sangue, o que impede a transmissão da doença.

Sífilis: Transmitida por meio de bactéria, pode passar despercebida, porém seu estágio avançado pode causar complicações graves. O tratamento é realizado com penicilina gratuita no SUS.

Hepatites B e C: Embora menos sintomáticas, essas doenças podem levar a complicações graves. A vacina contra a hepatite B está disponível na rede pública.

Durante a ação, foi ressaltada a importância do acesso a ferramentas preventivas como a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), fundamentais para a prevenção no caso de exposição ao vírus.

Conscientização e Prevenção:

A Prefeitura de Ananindeua reforça que o uso correto de preservativos, aliado ao acesso aos serviços preventivos, é a melhor maneira de reduzir os índices de infecções. A campanha “Dezembro Vermelho” busca quebrar tabus, estimular a busca por testes e promover a educação em saúde para toda a população.

Serviços de Atendimento Especializado:

Os serviços do SAE/CTA estão disponíveis na Rua Claudio Sanders, nº 1520, no bairro Maguari, em Ananindeua. Os profissionais estão preparados para atender casos de emergência, como a exposição ao HIV, com agilidade e orientação adequada para o início do tratamento.