Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Escola Municipal Maria Alzenira realiza mostra cultural "Orgulho de ser Anani" no Teatro Municipal de Ananindeua

Escola que inspira, cultura que transforma

22/11/2024 17h37
Por Matheus Maciel (ASCOM)

Mostra cultural da escola Maria Alzenira.Nesta quinta-feira, 21, a Escola Municipal Maria Alzenira, localizada no bairro Maguari, realizou a mostra cultural 2024 com o tema "Orgulho de ser anani". O evento ocorreu no Teatro Municipal de Ananindeua, e reuniu cerca de 220 alunos, que se apresentaram no palco do teatro, dividos em nove atos que narravam a história da cidade, desde a fundação, até os dias atuais. O roteiro contou com a colaboração da historiadora Lúcia Araújo. O espetáculo teve a direção de Luke Benassuly, que junto com a Gestora da Escola Municipal Maria Alzenira, Márcia Pantoja, compuseram nove músicas que falam da cidade e dos pontos turísticos.

Lúcia Araújo, historiadora.Lúcia Araújo, ressaltou a importância de promover o sentimento de pertencimento e valorizar a identidade local nas escolas. "Essa produção é resultado de um trabalho de 34 anos de pesquisa, não só meu, mas também do meu filho, Lucas Araújo, antropólogo, museólogo e do Adrielson Furtado (turismólogo de Ananindeua). Estou muito feliz de ver hoje as escolas trazendo pertencimento, mostrando que Ananindeua tem sim identidade. Estamos vivendo um momento muito especial, essas crianças são o futuro de Ananindeua", contou.

Márcia Pantoja, Gestora da Escola Maria Alzenira.Marcia Costa, Gestora da Escola Municipal Maria Alzenira, destacou a importância de trazer a história e cultura de Ananindeua para preservar a identidade do povo.

"Foi um grande desafio. Sair do espaço escolar onde elas já estão habituadas não foi fácil, os pais foram grandes parceiros, colocamos as músicas em grupos de mensagens para que eles pudessem aprender. A gente também compôs, foram nove atos, falamos sobre as ilhas, sobre os pássaros. Nós fomos pesquisar e não encontramos músicas que falassem sobre a cidade e que se encaixassem no espetáculo. Teriam que ser músicas lúdicas para que elas pudessem estar cantando também. Hoje é motivo de muito orgulho, pois temos um teatro, muitas crianças e muitos pais nunca tiveram a oportunidade de estar em um teatro. A educação não pode se desatrelar da cultura", ressaltou.

Luke Benassuly, diretor do espetáculoPara Luke Benassuly, diretor do espetáculo "Orgulho de ser Anani", o principal desafio foram encontrar informações atualizadas sobre a história de Ananindeua e músicas que representassem cidade.

"O projeto começou há 5 meses, através de um poema feito pela gestora da escola, e eu desenvolvi uma peça teatral com as crianças, baseada nesse poema que falava sobre o curtume Maguary. O principal desafio foi encontrar a história de Ananindeua, encontrar músicas que falassem sobre Ananindeua, em como a cidade está hoje com os pontos turísticos. Foram incluídos todos os alunos que fazem parte da escola. Todo o espetáculo foi vivenciado pelas crianças, fizemos visitas nos pontos turísticos, fomos ao quilombo. Além das crianças, os servidores da escola também estiveram no palco, junto com os alunos, e os pais foram grandes incentivadores. Foi algo desafiador, o sentimento é de gratidão", conclui.

Pais celebram primeiras vivências culturais no Teatro Municipal de Ananindeua

Para muitos, foi a primeira vez no palco e na plateia, trazendo emoção e orgulho.

Adriane Almeida, prestigiando a apresentação do filho, Vitor Gabriel, de 5 anos.Adriane Almeida, de 26 anos, doméstica, veio assistir a apresentação do filho, Vitor Gabriel, de 5 anos, ressaltou que não teve acesso a esse tipo de experiência cultural quando criança. "Foi um evento muito importante, foi a primeira vez que meu filho se apresentou em um teatro. Eu nunca tive essa oportunidade, eu venho de uma infância diferente, e agora nossos filhos têm esse espaço próximo de casa que promove cultura, é maravilhoso. Eu gostei muito", relatou.

Para Yasmin Ramos, 20 anos, técnica de enfermagem, é motivo de emoção ver a filha, Julia Maitê, de 3 anos, se apresentar no Teatro de Ananindeua. "Eu fico muito grata em ver a minha filha se apresentar, é um orgulho muito grande em ver o desenvolvimento dela, porque ela não gostava. E assistir minha filha hoje foi motivo de muita felicidade", contou.

Crianças têm acesso ao Teatro.

Serviço:

A próxima apresentação no Teatro Municipal de Ananindeua será o espetáculo "Sítio do Pica-pau amarelo", da escola de dança Joelma Corrêa. A peça começa às 19h30, e os ingressos podem ser retirados no local.