Notícias
SEMUTRAN participa do II encontro regional de educadores de trânsito organizado pela SENATRAN
O evento destacou medidas tomadas em diversas regiões do Brasil para educação no trânsito
Por Arnildo Junior (ASCOM)
Agentes da SEMUTRAN no II Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito. A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Ananindeua (SEMUTRAN) marcou presença no II Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito (Educatran Regional), realizado nos dias 21 e 22 de novembro no auditório do IGEPPS – Instituto de Gestão Previdenciária Social do Pará, localizado na Avenida Alcindo Cacela, no Bairro de Nazaré, em Belém. O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), reuniu educadores, gestores, agentes, técnicos e representantes de entidades públicas e privadas para discutir ações voltadas à educação e segurança no trânsito.
Durante o encontro, foi destacado o papel crucial da educação no trânsito como ferramenta poderosa para salvar vidas. Além disso, o evento alinhou-se ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), especialmente ao Pilar 4, que enfatiza a conscientização da população para a importância da segurança viária. A regionalização das ações também foi um tema central, com a discussão sobre os desafios específicos da região Norte do Brasil, ressaltando a necessidade de adaptar soluções locais à realidade regional.
A agente Ádara, da SEMUTRAN, destacou a importância do seminário para aprimorar os conhecimentos dos profissionais de trânsito. "Foram dois dias de muito aprendizado. Por ser um evento voltado para educadores de trânsito, tivemos a oportunidade de compartilhar experiências, aprender novas metodologias de educação para o trânsito nas escolas e entender como tornar as campanhas educativas mais eficazes. Como a diretora do Departamento de Trânsito da SENATRAN, Maria Alice, destacou, salvar vidas é uma política pública que deve ser feita de forma integrada. Com os conhecimentos adquiridos, queremos transformar a realidade do município, implementando ações educativas que visem reduzir os índices de acidentes e promover um trânsito mais seguro", afirmou.
Trocas de conhecimentos foram realizados.Além das discussões teóricas, o evento também apresentou boas práticas de educação no trânsito desenvolvidas em diferentes regiões do Brasil. Exemplo de programas bem-sucedidos foram compartilhados, com o intuito de adaptar e replicar essas iniciativas no Norte do país.
O Educatran Regional de Belém encerrou o ciclo de seminários de 2024, que teve edições anteriores em Florianópolis, São Paulo, Salvador e Cuiabá. A SEMUTRAN de Ananindeua esteve representada por três de seus integrantes: as agentes Ádara e Albuquerque, e o servidor Emerson, que participaram ativamente do evento, enriquecendo seus conhecimentos e trazendo para a cidade novas experiências de educação e conscientização no trânsito.
O encontro reforçou a importância de uma abordagem integrada e regionalizada para promover a segurança viária e reduzir as estatísticas de acidentes, com o objetivo de salvar vidas e construir um futuro mais seguro para todos. A SEMUTRAN de Ananindeua segue empenhada em aplicar as estratégias aprendidas no evento para melhorar a segurança no trânsito do município e oferecer um serviço de qualidade à população.
SEMUTRAN presente no II Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito.