Notícias
SEMA realiza ação de fiscalização na Ilha de João Pilatos
Por Denis Baima (GABINETE)
Agente de fiscalização ambiental da SEMA.Na manhã desta segunda-feira, 21 de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) realizou uma ação de fiscalização na ilha de João Pilatos, com o objetivo de identificar os danos ambientais provocados por queimadas irregulares em diversos pontos da comunidade. As denúncias sobre a situação chegaram à SEMA por meio de grupos de mensagem, alertando para os problemas enfrentados na região.
Secretário Municipal de Meio Ambiente, Tauany Vieira.O Secretário da SEMA, Tauany Vieira destacou que as queimadas de vegetação para limpeza de terrenos são bastante comuns na região, mas enfatizou a importância de se realizar essa atividade com responsabilidade e em conformidade com a Lei 14.944/24, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.
"É crucial que quem realiza esse tipo de atividade tome medidas de controle para evitar a propagação do fogo para áreas adjacentes", afirmou.
O secretário também ressaltou que a queima irregular é um crime ambiental que causa não apenas danos à vegetação, mas também prejuízos ao solo, à qualidade do ar e à saúde da população.
"É fundamental que a população faça denúncias para que possamos iniciar uma avaliação e apurar os fatos", concluiu.
Agentes fiscalizando a área que sofreu com ação da queimada.Durante a abordagem, a equipe da SEMA reforçou a importância dos cuidados necessários ao limpar terrenos, especialmente no uso do fogo. A ação visa conscientizar a comunidade sobre os riscos associados às queimadas e promover práticas sustentáveis que respeitem o meio ambiente.
Para solicitar serviços e fazer denúncias, acesse: www.ananindeua.pa.gov.br navegue até a aba serviços, cidadão e protocolo de meio ambiente.