Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Dia da Árvore é celebrado com atividades no Bosque Marajoara

As atividades tiveram o objetivo de promover a conscientização ambiental e inspirar futuros defensores do meio ambiente.

26/09/2024 11h53
Por Denis Baima (GABINETE)

Aprendizado com diversão ao ar livre. No dia 23 de setembro, o Bosque Marajoara, no Conjunto Júlia Seffer, foi o local escolhido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) para realizar atividades de educação ambiental alusivas ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21. Participaram da manhã de atividades alunos da Unidade de Educação Infantil (UEI) Antônio Wilson Alves e da Escola Pequeno Príncipe, totalizando cerca de 50 crianças na faixa etária de 4 a 5 anos.  

Exposição de taxidermia da GPA.O evento contou com o plantio de mudas de ipê, uma ação que simbolizou não apenas a valorização da flora local, mas também o compromisso com a preservação do meio ambiente. Além disso, as crianças puderam explorar uma trilha ecológica, onde aprenderam sobre a fauna e flora amazônicas por meio de uma exposição interativa e tiveram a oportunidade de conhecer a exposição de taxidermia do Grupamento de Policiamento Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal de Ananindeua (GCMA).

Uzias Leite (camisa verde) explicando a importância da árvore.O educador ambiental da SEMA, Uzias Leite, reforçou a importância deste dia: “A importância da árvore é um tema central na educação ambiental, pois as árvores desempenham um papel fundamental no equilíbrio ecológico e na sustentabilidade do planeta, como: regulação do clima, proteção da biodiversidade, conservação do solo, recursos hídricos e benefícios para a saúde e bem-estar. Nesse sentido, a SEMA vem promovendo ações de educação ambiental, como o Dia da Árvore, para incentivar a conservação e o respeito à natureza”, enfatizou Uzias.

As atividades não se restringiram apenas ao aprendizado teórico; as crianças tiveram a oportunidade de expressar sua criatividade por meio da pintura em desenhos com temáticas que ressaltam a importância das árvores. Outra dinâmica foi a colagem de folhas florestais, onde os pequenos puderam trabalhar suas habilidades manuais enquanto conheciam mais sobre as plantas nativas.

Daniela Rodrigues, gestora da escola Pequeno Príncipe.A gestora da Escola Pequeno Príncipe, Daniela Rodrigues, destacou a importância da iniciativa: “Hoje trouxemos nossos alunos a convite da SEMA para prestigiar as atividades que a secretaria está realizando para as crianças. É muito gratificante vê-las aproveitando essa oportunidade de conhecer um pouco mais da natureza; é bom para as crianças saírem um pouco da sala de aula e aprenderem ao ar livre”, falou Daniela.

Ana Macêdo, gestora da UEI Antônil Wilson Alves.As crianças participaram empolgadas das atividades, aprendendo sobre a importância das árvores e do meio ambiente. Para a gestora da UEI Antônio Wilson Alves, Ana Macêdo, eventos como esse são fundamentais para despertar nos alunos uma conexão com a natureza: “Estamos aqui com nossas crianças participando desse evento maravilhoso; a iniciativa da SEMA é enriquecedora, pois proporciona experiências práticas e significativas para os alunos”, ressaltou Ana Macêdo.

O evento promoveu momentos divertidos e educativos, reforçando a importância da preservação ambiental desde cedo. A iniciativa é uma ótima oportunidade para que as novas gerações aprendam sobre o papel vital das árvores no ecossistema e como podem contribuir para um futuro mais sustentável.