Notícias
Colônia de Férias: Aprendizado, diversão e contato com a natureza
Durante quatro dias, as crianças participaram de diversas atividades e conheceram a importância da preservação do meio ambiente.
Por Denis Baima (GABINETE)
Colônia de Férias.A Colônia de Férias do Museu Parque Seringal, que aconteceu de 9 a 12 de julho, proporcionou uma experiência incrível de aprendizado e diversão para crianças de 4 a 10 anos. O evento ocorreu em um ambiente que valoriza o contato com a natureza, permitindo que os pequenos aproveitassem diversas atividades recreativas.
Leidiane Lisboa e os filhos: Carlos Gabriel e Cauã.Leidiane Lisboa, mãe de dois filhos, Carlos Gabriel e Cauã, destacou a relevância dessa experiência. “Acho fundamental que eles conheçam a natureza e entendam a importância da preservação ambiental. Participar de atividades como essa é uma forma de aprender e se divertir ao mesmo tempo”, afirmou Leidiane.
Ingrid Rodrigues, professora de psicologia da UNAMA.Alunos do curso de Pedagogia da Universidade da Amazônia (UNAMA), em Ananindeua, participaram das atividades da colônia de férias. “Estamos aqui para proporcionar momentos de lazer e aprendizado para as crianças do município. Nossos alunos do curso de Pedagogia também atuam como monitores, o que é enriquecedor tanto para eles quanto para as crianças”, falou a professora de Psicologia Ingrid Rodrigues, responsável pelos alunos.
Funcionário da SEMA realizando a irrigação das mudas do parque. A Colônia de Férias, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), tem como objetivo oferecer às famílias que não têm acesso a opções recreativas mais elaboradas durante o período das férias escolares. Com uma proposta inclusiva, busca atender às necessidades da comunidade, promovendo educação ambiental e diversão em um ambiente natural.
Francisca Barbosa apresentando para as crianças a árvore de seringueira.Segundo a diretora do Parque, Francisca Barbosa, a Colônia de Férias não é apenas um espaço de lazer; serve também como uma alternativa para os pais que enfrentam a correria do dia a dia. “Aqui, as crianças têm contato direto com a diversidade da flora e fauna local, o que enriquece muito o aprendizado”, explicou Francisca.
A SEMA, por meio do Museu Parque Seringal, reafirmou seu compromisso com a educação e o bem-estar das crianças e suas famílias, tornando-se um espaço onde aprendizado e diversão andam lado a lado.
Monitores do parque e voluntários da Unama.Durante os quatro dias da Colônia de Férias, as crianças puderam participar de várias atividades, incluindo oficinas, atividades psicomotoras, trilhas e momentos recreativos como pula-pula. Além disso, puderam conhecer a exposição de taxidermia do Grupamento de Policiamento Ambiental da Guarda Municipal e uma exposição de plantas e ervas nativas da região.
Serviço: O Museu Parque Seringal funciona de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h.