Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Escolas Municipais de Ananindeua recebem projeto de cidadania da CGU

Por meio do projeto, a CGU distribuiu materiais didáticos para as 40 escolas da rede municipal que receberão o projeto, que fará parte do currículo dos alunos em 2025

18/09/2024 10h09
Por Denis Baima (GABINETE)

No dia 17 de setembro, na Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED), ocorreu uma palestra destinada aos profissionais da educação municipal sobre a implantação do projeto “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania (UPT)”, da Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com a Fundação Mauricio Sousa. O objetivo foi preparar os profissionais das 40 escolas do município que receberão o projeto da CGU, cujo público-alvo são os alunos do ensino fundamental da rede educacional de Ananindeua.

Patrícia Silva, coordenadora pedagógica da EMEF Aimee Semple McPherson .A coordenadora pedagógica da EMEF Aimee Semple McPherson, Patrícia Silva, expressou sua felicidade e empolgação em participar da palestra preparatória para o início do projeto em sua escola. “Eu conheço o projeto ‘Um Por Todos e Todos Por Um’, e percebo a necessidade urgente de sua implantação na escola. Formar as crianças, que são o nosso futuro, a nova geração, é fundamental. Elas precisam ter acesso a todo esse aparato de conhecimento sobre cidadania, comportamento em sociedade, preservação do meio ambiente e outros temas que o projeto abrange. Isso terá um efeito muito positivo na vida delas, na escola e na sociedade”, afirmou Patrícia Silva.

Paulo Miranda, membro do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da CGU no Estado do Pará, comentou sobre a importância do evento. “Estamos aqui para destacar a relevância do projeto ‘Um Por Todos e Todos por Um’, que é voltado para o ensino fundamental e atinge principalmente as escolas do quinto ano. Este é um projeto de educação cidadã que implementamos em todo o país e estamos trazendo essa novidade para Ananindeua. Já entregamos material impresso para que possamos aplicar este conteúdo em 2025 em toda a rede municipal. É um prazer estarmos aqui conversando com os coordenadores do ensino fundamental e as equipes das escolas envolvidas no projeto para fornecer orientações úteis sobre a formação dos professores e discutir a importância do papel deste projeto na formação cidadã das crianças.”

Paulo Miranda e Carolina Frota, funcionários da CGU.Ele também enfatizou: “Estamos vivenciando um ano eleitoral, e é crucial que essas crianças e jovens adquiram conhecimento sobre temas como ética, cidadania, promoção social, respeito ao patrimônio público e outros assuntos transversais que já são abordados nas escolas. Com um material rico e lúdico como o do ‘Um Por Todos’, buscamos colaborar e aperfeiçoar essa formação cidadã. Estamos muito felizes em poder oferecer esse material gratuitamente à Secretaria de Educação de Ananindeua, permitindo que as escolas possam trazer esse presente às crianças e jovens da região.”

Essa iniciativa busca não apenas educar sobre direitos e deveres cívicos, mas também fomentar uma cultura de participação ativa na sociedade entre os estudantes. Além disso, o material didático inclui atividades práticas que incentivam os alunos a se engajar em projetos comunitários e a desenvolver uma consciência crítica sobre seu papel na sociedade.