Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua é a primeira cidade do Pará a iniciar vacinação contra a dengue

A vacinação no município iniciou no sábado (15), destinada a pré-adolescentes de 10 a 14 anos

18/06/2024 18h25
Por Jordan Navegantes (SESAU)

Ananindeua é a primeira cidade no Pará a iniciar a vacinação contra a dengue.Aguardada pelos brasileiros, a vacinação contra a dengue já chegou em alguns estados do país. No estado do Pará, a cidade de Ananindeua foi a primeira a iniciar a vacinação contra a dengue, no último sábado (15), por meio da Prefeitura de Ananindeua, da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU) e do Ministério da Saúde. 

O primeiro público-alvo das vacinações contra a dengue em nível nacional são os pré-adolescentes de 10 a 14 anos de idade. Um grupo considerado prioritário quando o assunto são casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Sophia Alcântara, já recebeu a vacina.A estudante Sophia Vitória Alcântara, de 11 anos, foi receber a vacina na Clínica Saúde da Família (CSF) Celso Leão, no bairro Maguari, acompanhada da mãe. “Se você tem de 10 a 14 anos, venha se vacinar. É muito importante, porque a dengue é uma doença que mata”, disse a estudante após receber a imunização.

Daniel Celso, sabe da importância da vacina.Daniel Pereira Celso, de 13 anos, também foi acompanhado da família para receber a imunização contra a dengue na CSF Celso Leão. “É importante tomar a vacina, porque tem que se prevenir para não ficar doente. Em alguns casos, pode ocorrer coisas mais sérias, como dengue hemorrágica e até mesmo morte”, contou o estudante.

Valéria Pereira, levou a família.“É importante se prevenir, porque não depende só da gente. Em casa, a gente tem o cuidado para não ter água parada, para não ter o mosquito da dengue, mas na casa dos vizinhos a gente não tem como saber”, refletiu a mãe de Daniel, Valéria Pereira. 

Letícia Vilar, enfermeira responsável pela CSF Celso Leão.Letícia Vilar, enfermeira responsável pela CSF Celso Leão, celebra: “é uma honra nosso município de Ananindeua ser o primeiro do estado a ter essa vacinação contra a dengue, uma vez que estaremos protegendo nossa população e reduzindo o número de casos de dengue”.

Diretora técnica da SESAU Ananindeua, Sâmia Borges fala sobre a importância da vacinação: “aqui em Ananindeua, a gente abre unidades de saúde no final de semana para que tenha vacinação todos os dias. A vacina contra a dengue é de suma importância para nossos pré-adolescentes, que são um público vulnerável. Então, eles vêm como o primeiro público-alvo e, gradualmente, a vacina virá para outros públicos”.

Para receber a vacinação em Ananindeua, além de estar na faixa etária do primeiro público-alvo, precisa estar com o Cartão SUS ou o CPF.

Onde vacinar de segunda a sexta-feira?

Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Clínicas Saúde da Família e no Posto Avançado de Vacinação (no 2.º piso do Shopping Metrópole), seguindo o horário de funcionamento de cada unidade.

Onde vacinar sábado e domingo?

Nas oito unidades do programa Saúde Todo Dia (UBS Ananindeua, Clínica Saúde da Família Guanabara, UBS Águas Brancas, Clínica Saúde da Família Celso Leão, Clínica Saúde da Família Ana Maria Moraes, UBS Paulo Frota; UBS Nova Zelândia e UBS Patrícia Sarmento) e no Posto Avançado de Vacinação (no 2.º piso do Shopping Metrópole), seguindo o horário de funcionamento de cada unidade.

Quando tomar a segunda dose? 

90 dias após a primeira dose da vacina contra a dengue.