Notícias
Alegria e diversão marcam o Circuito Cultural em Ananindeua
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Cerca de 3 mil alunos da rede municipal e do CRAS participaram de uma programação especial em alusão à Semana das Crianças
“Não queríamos que acabasse. Foi uma satisfação muito grande estar aqui, que preenche os nossos corações ao ver a alegria dos alunos. Foi um verdadeiro espetáculo. Um evento que só faz enriquecer o conhecimento deles na área da cultura”, disse Admilson Jesus Damatta, professor da Escola Municipal Senador Álvaro Adolfo.
Sair das quatro paredes e ensinar às crianças e adolescentes sobre música e os diferentes tipos de instrumentos que existem, além de promover a cultura e a criatividade delas foram os principais objetivos do Circuito Cultural realizado no Theatro da Paz, nos dias 11, 12 e 13 de outubro.
A Prefeitura de Ananindeua proporcionou um presente inesquecível a aproximadamente 3 mil alunos da rede municipal de ensino e crianças que são atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e comemoram a semana alusiva ao Dia da Criança de forma diferente. A iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com as secretarias de Educação (Semed), de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) também contou com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura.
Com sessões lotadas durante os três dias de concerto, as crianças puderam apreciar através dos acordes de cada instrumento o espetáculo teatral “Pedro e o Lobo”, ao som da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e belíssima apresentação da Orquestra Amazônia Jazz Band que encantou os pequenos e adultos que, em sua maioria, estiveram em um teatro pela primeira vez.
“O acesso à cultura é um dos direitos fundamentais garantidos a todas as crianças e adolescentes. O teatro traz consigo a oportunidade deles conhecerem mais sobre os instrumentos e a possibilidade de despertar o amor pela cultura, o amor pela arte. Porém, o que mais encanta é ver a alegria no rosto das crianças e dos nossos servidores ao entrarem no teatro e se depararem com a beleza que é o Theatro da Paz, pois muitos deles nunca tiveram a oportunidade de assistirem um espetáculo aqui”, afirmou secretária de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), Marisa Lima.
A pequena Ketlin Cardoso, de 10 anos, se divertiu bastante. “Essa é a primeira vez que venho ao teatro, eu amei conhecer este lugar, estou muito feliz. E o mais bacana é que os músicos tocaram várias músicas que eu conheço”, contou.
Gabriele Medeiros, de 16 anos, da escola José Maria Moraes e Silva, ficou maravilhada com o espetáculo e cada vez mais envolvida nos acordes e instrumentos apresentados pelo maestro Eduardo Lima. “Amei, foi maravilhoso! Gostei das músicas. A apresentação foi perfeita e emocionante”.
Vanessa Dantas, que faz parte da equipe do Cras Estrela Ananin, relatou a alegria em participar da programação. “Gostei muito. Foi um diferencial que a prefeitura de Ananindeua trouxe para as crianças, adolescentes e para nós adultos. Com toda certeza nos divertimos muito com as músicas, que foi do clássico para o atual. Uma forma diferente de ensinar cultura e música”.
O espetáculo também contou com apresentação da cantora Bia Dourado, que fez uma linda homenagem à padroeira dos paraenses, Nossa Senhora de Nazaré. A Orquestra Amazônia Jazz Band encerrou exaltando a cultura paraense com músicas de carimbó, que levou todo público a dançar e se divertir.
O Circuito Cultural continua durante esta semana. Acompanhe o calendário de eventos e se programe:
Dia 14 - Nesta quinta-feira, de 9h às 11h, será realizada a Caravana da Alegria no CRAS Santana do Aurá com brincadeiras; Animação com palhaços e personagens animados; apresentação de danças e sorteio de brindes.
Dia 15 - Na sexta-feira, às 9h, no Museu Parque Seringal, localizado na we 36 do conjunto Cidade Nova 8, 300 crianças atendidas pelos CRAS do município participarão de programação com brincadeiras recreativas; Visitação no museu do seringueiro; Parque infantil com cama elástica, entre outros.
Dia 16 - Programação aberta ao público no Bosque Uirapuru, às 17h, do bairro Júlia Seffer e Complexo da Cidade Nova 8, às 19h. Neste sábado, terá contação de histórias com narração de Ester Sá e espetáculo "Princesa Jia". Animação e brincadeiras ficarão a cargo dos palhaços Tio Lulu e Tio Bolota.
Dia 17 - Domingo Alegre no Parque do Seringal, na cidade nova 8, de 9h ao meio-dia. Programação aberta ao público infantil que poderá se divertir com a apresentação de mágicos; oficinas de pintura, origami e slime e muito mais.