Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

SESAU realiza capacitação sobre o fluxo de atendimento no transtorno do espectro autista (TEA)

17/04/2024 09h02
Por Jordan Navegantes (SESAU)

Capacitação da Atenção Primária de SaúdeEntre segunda (15) e terça-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU), realizou uma “Capacitação da Atenção Primária de Saúde” voltada ao fluxo de atendimento em TEA (transtorno do espectro autista). A programação ocorreu na Uniasselvi da Cidade Nova e contou com quatro palestrantes ao todo.

A capacitação foi destinada a profissionais de saúde de diferentes unidades do município, bem como a representantes das Secretarias Municipais de Educação (SEMED) e de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), e teve, dentre seus objetivos, informar diferentes servidores da Prefeitura de Ananindeua quanto ao fluxo de atendimento do TEA na Atenção Básica e, assim, fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Foram cerca de 30 servidores participantes em cada dia da programação.

Lorena Medeiros, da Coordenação da Pessoa com Deficiência da Diretoria Técnica da SESAU Ananindeua“Os participantes receberam noções sobre como identificar os sinais do transtorno do espectro autista em crianças, informações sobre como é feito o diagnóstico, sobre possíveis avaliações, sobre como aplicar protocolos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos CAP´s (Centro de Atenção Psicossocial) e no CERTEA (Centro Especializado em Reabilitação e Referência em Transtorno do Espectro Autista). Então, é o fortalecimento do diálogo entre os profissionais da rede municipal”, explicou Lorena Medeiros, da Coordenação da Pessoa com Deficiência da Diretoria Técnica da SESAU Ananindeua. 

Além de Lorena Medeiros, que palestrou sobre as noções da escala ATA (escala de traços autísticos), ministraram palestra Tatiana Maciel, coordenadora de Saúde Mental da SESAU, Dr. Caio Lacerda, médico da ESF ELO I, e Alessandro Pontes, enfermeiro do CAPS III, que trouxeram relatos de experiência do trabalho que desenvolvem.

A nutricionista Eliana Brabo afirma sobre a importância das palestrasEliana Brabo é nutricionista na UBS do bairro do Distrito Industrial e diz que a nutrição auxilia na qualidade alimentar das famílias. “Eu achei as palestras muito boas. Eu destacaria a questão do acolhimento às famílias com crianças autistas, que é muito importante que todo profissional conheça. No meu caso, que é a nutrição, a relação se dá porque muitos autistas possuem uma seletividade alimentar. A nutrição, ajuda, então, auxiliando as famílias e introduzindo alguns alimentos na alimentação e possibilite um melhor desenvolvimento para as crianças com o TEA”.