Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Primeira oficina de orientações em saúde bucal para TEA é realizada em Ananindeua

11/04/2024 13h55
Por Jordan Navegantes (SESAU)

Primeira oficina de orientações em saúde bucal para TEA (Transtorno do Espectro Autista) Na manhã desta quinta-feira (11), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), realizou a primeira oficina de orientações em saúde bucal para TEA (Transtorno do Espectro Autista) no CERTEA (Centro Especializado em Reabilitação e Referência em Transtorno do Espectro Autista), voltada para crianças e adolescentes com autismo, junto às famílias. Foi uma manhã de programação que perpassou por conhecimentos teóricos e práticos, conscientização, instruções sobre higiene e saúde bucal. 

Maria Francisca dos Santos, avó dos irmãos Kevinson Vinicios e Evellyn Victoria“Tudo ótimo. Vai nos ajudar bastante. Meus dois netos têm dificuldades com a escovação. É importante pra eles terem uma autoria. Estou ensinando eles a escovarem sozinhos os dentes”, contou a dona de casa Maria Francisca dos Santos, avó dos irmãos Kevinson Vinicios e Evellyn Victoria. 

A importância da boa escovaçãoFrancisca Moraes, coordenadora do CERTEA, fala sobre a importância dos cuidados com a boca. “É um momento de conscientização pedagógica para as famílias, crianças e adolescentes assistidas aprenderem sobre como cuidar dos seus dentes de uma maneira que todos compreendam a importância dos cuidados e da preservação da saúde bucal”.

Francisca Moraes e Neila Chaves na conscientização pedagógica para as famílias, crianças e adolescentesNeila Chaves, coordenadora de saúde bucal da SESAU, explica sobre a dignidade da saúde bucal. “A importância da saúde bucal é a efetivação da dignidade de saúde do paciente autista. Uma paciente que muitas vezes não consegue acesso ao consultório odontológico por conta das dificuldades que o TEA traz. Então, quando a gente traz uma ação para o CERTEA, os pacientes e os familiares conseguem ver que, sim, eles têm direitos e eles vão conseguir o atendimento e uma saúde bucal digna”.