Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Alunos da Educação Infantil são vacinados em campanha de intensificação

A meta é vacinar 2.800 alunos da Educação Infantil.

11/04/2024 13h32
Por Jordan Navegantes (SESAU)

“Semana de Intensificação das Ações Integradas” faz parte do PSE (Programa Saúde na Escola)Por meio de uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Saúde (SESAU) e de Educação (SEMED), a Prefeitura de Ananindeua realizou a ação “Semana de Intensificação das Ações Integradas”, que faz parte do PSE (Programa Saúde na Escola, uma ação do Ministério da Saúde) em escolas públicas da cidade. O primeiro período entre 25 e 27 de março, o segundo de 2 a 5 de abril e o terceiro de 8 a 10 de abril, com a meta de vacinar 2.800 alunos da Educação Infantil. A intensificação faz parte da estratégia “Movimento Nacional pela Vacinação na Comunidade Escolar”, do Governo Federal.

Cerca de 30 escolas, entre municipais e estaduais, receberam equipes de saúde nesse período para a vacinação de alunos e também para intervenções informativas em parceria com a equipe pedagógica de cada escola, sobre assuntos como conscientização sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), combate à dengue, alimentação saudável, entre outros.

Davi Lopes Furtado, de 5 anos, se vacinou na própria escolaDavi Lopes Furtado, de 5 anos, estuda o Pré II no Anexo COMBAT, da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Júlia Barbalho, localizado no bairro do Atalaia. Mãe dele, a técnica em logística Sheila Lopes mora nas proximidades da unidade de ensino e diz que o filho pode se vacinar na própria escola. “É muito positivo, um projeto bom, porque às vezes a gente não tem tempo de levar nossos filhos para vacinar no posto de saúde. Hoje, meu filho pôde tomar a segunda dose da imunização contra a covid-19 na própria escola. É de fundamental importância”.

A ação na unidade de ensino foi muito esclarecedora e informativaGestora da EMEIF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Mãos Cooperadoras, Maria Edicleuma Nogueira, conta sobre que a ação na unidade de ensino foi muito esclarecedora e informativa. “Foi feita uma atualização das cadernetas de vacinação dos alunos. Uma ação do PSE. E nós tivemos uma ação com palestras, além das vacinas, sobre a prevenção à dengue. Uma ação muito esclarecedora e informativa para os alunos e para a equipe escolar, onde tivemos uma ótima participação da comunidade escolar. 

Semana de Intensificação reforça o trabalho de imunização nas unidades de ensino“É importante explicar que as vacinações nas escolas acontecem durante o ano todo. Quando falamos em Semana de Intensificação, é justamente quando a gente reforça esse trabalho com ações nas unidades de ensino. Em fevereiro, o foco foram as turmas de Ensino Fundamental, mais direcionado para a imunização ao HPV. Em março e abril, o foco é na Educação Infantil, em especial as turmas de creche, com vacinas de rotina e tríplice viral, onde potencializa o indicador da vacina prioritária, que contribui na garantia de recursos do PREVINE Brasil”, explica Soraya Lima (SESAU), que coordena o Programa Saúde na Escola em Ananindeua junto à Dielly Colares (SESAU).

*Vacinas do calendário da criança zero (0) a cinco (5) anos:

Febre amarela; 
DTP; 
Hepatite A;
Hepatite B;
Meningo ACWY;
Meningo C;
Penta; 
Pneumo 10; 
Rotavírus; 
Tríplice;
Varicela;
Vip; 
Vop;
Covid-19.