Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Cães e gatos são castrados em Águas Brancas pelo Castramóvel

A ação contribui na qualidade e prolonga a vida dos animais de estimação

11/04/2024 12h32
Por Jordan Navegantes (SESAU)

Ação Castramóvel, desenvolvida pela SESAUEntre segunda (8) e esta quinta-feira (11), cães e gatos foram castrados no bairro de Águas Brancas pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da ação Castramóvel, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU). A estimativa é de que 100 pets tenham sido atendidos. 

“Iniciamos a ação do Castramóvel no bairro de Águas Brancas na segunda-feira, onde é feito primeiro uma triagem dos animais e é coletada uma mostra de sangue que vai para o laboratório ser examinada. Com base nessa triagem e no resultado que, estando tudo certo, os pets podem ser castrados”, explica Rosi Soares, coordenadora do Castramóvel Ananindeua.

Gerlane Silva, adotou a gata PandoraA assistente de vendas e moradora do bairro de Águas Brancas, Gerlane Silva, adotou a gata Pandora, de 10 meses, após ter a encontrado em frente a uma farmácia. “É uma relação de muito cuidado. Foi amor à primeira vista por ela. E esta é uma grande oportunidade de conseguir uma castração gratuita para a Pandora. Uma vez eu fui em um lugar particular perguntar quanto é uma castração e me informaram que custa R$ 500,00. Pra gente que é baixa renda, sai muito caro, é inviável. Então, fico feliz por ela poder ser castrada gratuitamente aqui”.

Janiele Teixeira, levou o filho, PedroJá a técnica em enfermagem e também morada do bairro de Águas Brancas, Janiele Teixeira, levou o filho, Pedro, para acompanhá-la na castração da gata Meg, de 1 ano e 8 meses. “Acho muito legal por ser tudo gratuito. É uma possibilidade a mais que a gente tem para poder cuidar dos nossos bichinhos. Evita filhotes e até mesmo pode prolongar a vida deles”, disse Gerlane. 

A coordenadora do Castramóvel confirma as vantagens da castração em cães e gatos com qualidade. “Além de um ato de amor, ela diminui a reprodução dos animais e é uma forma de controle. Além disso, contribui, sim, na qualidade e prolonga a vida dos animais de estimação, pois eles mudam os hábitos e não vão mais fugir, sair para cruzar”, disse Rosi Soares.