Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Mulheres empoderadas: II Feira Criativa das Mulheres leva visibilidade e valorização às mulheres de Ananindeua.

Feira Criativa das Mulheres teve programação especial para mulheres no Complexo do Oito.

23/03/2024 21h53
Por Klyvia Soares (GABINETE)


O CadÚnico foi um dos serviços disponibilizados.Diante do crescimento do empreendedorismo feminino e do empoderamento de mulheres no comando dos negócios, a II Feira Criativa das Mulheres promoveu uma programação especial na manhã deste sábado, 23, no complexo da Cidade Nova 8. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal da Mulher de Ananindeua (SEMMU), com apoio do Gabinete do Prefeito, da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Guarda Civil Municipal (GCMA) entre outras secretarias que em união, apoiaram o evento em prol da visibilidade e empoderamento das Mulheres do Município.  

Secretária Adjunta, Cléa Gomes.Esse é o segundo ano que acontece a Feira Criativa e a proposta é colocar o trabalho dessas mulheres empreendedoras em destaque "Esse espaço aqui, é exclusivo para mulheres, aquelas mulheres que produzem, mas ainda não tem um espaço para expor, aí a gente convida para vir para cá, já tem as mulheres que foram qualificadas pelo município, produzem, vem para cá, independente do que seja, artesanato, alimentação, corte costura, enfim, tudo ao dispor delas, para que divulguem os seus trabalhos", explicou a Secretária Adjunta, Cléa Gomes.

Durante a Ação, que ocorreu de 8h às 13h, diversos serviços e atendimentos foram disponibilizados, tais como Vacina, orientação e prevenção ao Câncer de Colo de útero, aferição de pressão, podologia, CadÚnico, Minha Casa Minha Vida, orientação jurídica e esclarecimentos para mulheres que objetivavam montar sua pequena empresa "Essa atividade aqui é de tamanha importância para que as mulheres se sintam abraçadas por esse projeto. A vez delas esta aqui. E nós temos, inclusive, a orientação para quem quer montar a sua Microempresa, quer ser uma empreendedora, a gente encaminha para todas as secretarias que envolvem a qualificação da mulher. Aqui a gente conseguiu fazer um grande encontro com essas mulheres e temos certez que sairemos daqui ainda mais fortalecidas", completou a Secretária Adjunta.


Maria Santa Brígida, foi até a Feira com o intuito de conseguir tirar o CadÚnico.Quem chegou cedo e garantiu atendimento para o CadÚnico, foi a Maria Santa Brígida, com a correria semanal não havia tido tempo hábil para ir ao CRAS, e viu na Feira Criativa a oportunidade para resolver sua pendência "Meu objetivo de vir aqui foi tirar no CádÚnico...era muito difícil, toda vez que eu ia, não conseguia. Então, eu vim aqui, né, para tentar conseguir, se Deus quiser, eu vou conseguir tirar hoje", comentou.

Empreendedora Cléo Simões, proprietária do ″Delícias da Cléo″.Além dos serviços dispostos pelas Secretarias, o público também pode conferir a Feira de  Artesanato das artesãs locais e degustar deliciosos quitutes na Feira de Alimentação, que fizeram sucesso entre os presentes. Para a empreendedora Cléo Simões, proprietária do "Delícias da Cléo", o evento traz mais visibilidade e ajuda a impulsionar os negócios das mulheres que muitas vezes, não conseguem ter um espaço no mercado "É muito importante a gente participar dessa ação para estar divulgando o nosso trabalho, né? E para as pessoas estarem conhecendo também o nosso trabalho. Para a gente é muito importante essa divulgação e essa parceria com a prefeitura de Ananindeua. Aqui a gente pode divulgar nosso trabalho, crescer. Para as pessoas conhecerem melhor, né? Porque às vezes a gente fica ali num cantinho escondido e ninguém sabe que a gente existe", afirmou.

A Artesã,Cristina Ferreira aproveitou a oportunidade e colocou as vacinas em dia.Durante a Feira Criativa das Mulheres, várias expositoras de Ananindeua levaram muitos produtos para exposição e venda. Com destaque para produtos como calças, tops, saias e acessórios. As mulheres encontraram ainda bijous, artigos para massagem, artesanatos de crochê, costuras criativas, doces caseiros e comidas que compõem a gastronomia paraense "além de vir mostrar meu trabalho como artesã, também aproveitei para cuidar da minha saúde. Vou dar uma paradinha para tomar a vacina de tétano e a corona, aproveitando que não tem fila. Aqui tem muitos benefícios, para mim, na minha venda, é bom que vem muita gente, aí aproveita para fazer umas comprinhas. Tudo está sendo bem acessível aqui, e também traz visibilidade pra gente", declarou a Artesã, Cristina Ferreira.

Secretária da SEMMU, Leila Márcia: A Feira Criativa fecha com chave de ouro o mês dedicado às mulheres.Para a Titular da SEMMU, Leila Márcia Santos, o sucesso da Feira Criativa fecha com chave de ouro a vasta programação realizada no município no mês dedicado as Mulheres "Esse mês a nossa secretaria e muitas secretarias do município realizaram várias atividades alusivas ao mês de março, até porque essa é uma marca do governo do Prefeito, Doutor Daniel. A Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU), foi criada por ele a pedidos de vários movimentos, organizações, parlamentares e desde a criação a gente tem realizado um conjunto de ações sempre articulando dentro do município com as outras secretarias, até porque as mulheres estão em todo lugar, então você não tem como ter uma atividade que seja votada para as mulheres sem fazer uma interlocução com a saúde, com a assistência, com a educação, então essa aqui é a II Feira Criativa da Mulher. E a marca é a seguinte, apresentar vários serviços as mulheres, como estética, cosmética, enfermagem, farmácia, pessoal da educação física, da nutrição. Estamos com a OAB também, que está prestando orientação jurídica. Estamos com o CadÚnico, que está fazendo o trabalho justamente de cadastramento e de regularização. Tem muitas mulheres aqui que fazem artesanato, o pessoal da música, o pessoal da poesia. Então, é como se a gente quisesse, através dessa feira, mostrar todas as potencialidades que as mulheres têm, de uma forma singela, num local que é um local central da nossa cidade e encerrar o mês especial delas com chave de ouro", concluiu a Secretária Municipal da Mulher, Leila Márcia.

A Feira proporcionou mais visibilidade para várias artesãs locais