Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Novos servidores aprovados em PSS se formam para atuar na educação especial de escolas do município

Programação fortalece o compromisso da Prefeitura de Ananindeua com a inclusão

15/03/2024 16h32
Por Jordan Navegantes (SESAU)

Durante esta sexta-feira (15) e no sábado (16), os novos servidores do município de Ananindeua, aprovados no Processo Seletivo Simplificado – PSS nº 001/2024, participam de uma formação realizada pela Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Os aprovados nesse PSS vão atuar na educação especial em unidades escolares que compõem a Rede Municipal de Ensino de Ananindeua (RMEA).

A programação ocorre no auditório Altimá Alves, no prédio sede da SEMED, onde foram acolhidos pela Escola de Governança Pública de Ananindeua (EGPA) e pela equipe de educação especial da SEMED na manhã desta sexta-feira (15).  Participaram da abertura os secretários municipais Thiago Matos (SEMAD) e Ana Paula Renato (SEMED).

A I Formação de Acompanhantes de educação especial e de auxiliares de classe da Rede Municipal de Ensino faz parte da programação prevista no Edital do PSS, que condiciona a contratação dos aprovados à formação de acompanhantes de educação especial e de auxiliares de classe da rede municipal de ensino.

“A Semad, por ser a casa do servidor, tem uma preocupação constante com a valorização e a qualificação do servidor. Isto porque entendemos que estas premissas elevam a qualidade do serviço ofertado ao cidadão de Ananindeua”, afirmou o secretário municipal de administração e diretor interino da EGPA,  Thiago Matos. Ele acrescenta que esta formação é de extrema importância, uma vez que, por meio dela, os novos servidores estarão preparados e munidos de bastante conhecimento técnico para melhor cuidar dos alunos PCDs (pessoas com deficiência) da RMEA.

O encontro objetivou acolher e apresentar todo o processo de trabalho no ambiente escolar, assim como todas as especificidades exigidas pelos profissionais que atuarão em toda a rede municipal de educação.

A recém-formada em pedagogia Adriane Ribeiro, aprovada no PSS nº 001/2024, conta que ficou atenta a tudo que foi repassado e está ansiosa com o novo desafio: “tenho muita experiência e facilidade pra lidar com esse público. Já atuei como acompanhante de aluno com deficiência e reconheço a importância desse profissional na Rede”.

Coordenadora do Grupo de Trabalho de Inclusão de Atendimento Especializado (GTIAE) da SEMED, Maíra Melo ressalta a importância da formação: “para nortear o atendimento desses profissionais aos nossos alunos PCDs. Os aprovados no PSS vieram aqui, hoje, para aprender mais sobre como lidar com a rotina pedagógica e a rotina diária com os alunos com deficiência na Rede Municipal de Ensino, como autistas, deficientes intelectuais, alunos com baixa visão, cegueira, deficiência auditiva e surdez. Então, fizemos uma formação onde contemplamos todas as deficiências que são do público alvo e para cada deficiência uma abordagem e informações específicas”.

Nutricionista especialista em neurologia e mestre em neurociência, Rayanne Vieira faz parte do GTIAE da SEMED e afirma: “temos um diferencial em nosso município de Ananindeua, pois eu, como nutricionista neurológica, tenho como papel  de conscientizar nossos ATEs sobre a relação entre a nutrição e a saúde cerebral, afinal uma alimentação adequada pode influenciar positivamente a cognição, aprendizagem, memória, comportamento e reduzir o risco de desenvolver tais condições”. Temática que ela abordou na palestra que deu durante a formação desta sexta-feira.

Próximas formações

Os aprovados no PSS nº 001/2024 foram divididos em três grupos para a participação na formação. A primeira realizada nos dias 15 e 16 de março, composta por 150 acompanhantes de educação especial; a segunda prevista para os dias 22 e 23 de março, dedicada a 70 auxiliares de classe; e a terceira ofertada para 150 acompanhantes de educação especial nos dias 05 e 06 de abril.

Segundo Manuelle Santos, secretária adjunta de SEMAD, o PSS alcançou cerca de 1.700 inscritos e selecionou 370, além do cadastro reserva. Com todas as vagas preenchidas, foram observados e levados em consideração os critérios previstos no Decreto n° 149/2021. “Com esta capacitação, o PSS atingiu seu objetivo entregando profissionais capacitados para contribuir com a educação especial de Ananindeua”, afirmou.