Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Mais de 30 mil alunos fazem a 1ª Avaliação Diagnóstica de 2024

06/03/2024 16h25
Por Jordan Navegantes (SESAU)

1ª Avaliação Diagnóstica (AD) do ano letivo de 2024Entre os dias 5 e 6 de Março, cerca de 35.000 alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua realizaram a 1ª Avaliação Diagnóstica (AD) do ano letivo de 2024.

Conforme o planejamento da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED), as avaliações diagnósticas estão previstas para acontecerem ao decorrer do ano e fazem parte do monitoramento da aprendizagem.

A primeira Avaliação Diagnóstica do ano letivo de 2024 ocorreu de forma censitária. Envolveu, portanto, todos os alunos do Ensino Fundamental. No dia 5, as turmas de 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º e 9.º ano e no dia 6 as turmas de 8.º ano realizaram a AD.

A 'avaliação diagnóstica' tem a função de orientar o ensinoO que é uma Avaliação Diagnóstica e qual o objetivo da aplicação?

A Secretária Municipal de Educação, Profa. Leila Freire destaca que a avaliação diagnóstica é uma prova realizada com o objetivo de verificar se o aluno desenvolveu determinadas habilidades, se alcançou as competências necessárias à continuidade dos estudos. "Com a prova, é possível identificar as dificuldades de aprendizagem que precisam ser superadas. Assim, com base nos resultados as equipes preparam um plano de intervenção e com material de apoio específico reorientar o processo de construção do conhecimento”.

Segundo a Profa. Ana Paula Renato, coordenadora de gestão pedagógica da SEMED, a avaliação diagnóstica (formativa) objetiva ensinar o aluno. "A 'avaliação diagnóstica' tem a função de orientar o ensino, o (re)planejamento do trabalho desenvolvido em sala de aula, com foco na aprendizagem do aluno”.