Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

SEMED Ananindeua se prepara para a primeira Avaliação Diagnóstica de 2024

04/03/2024 08h21
Por Jordan Navegantes (SESAU)

Com o ano letivo iniciado de forma gradual a partir de 22 de Janeiro de 2024, a Secretaria de Educação de Ananindeua (SEMED) e as unidades escolares que compõem a Rede Municipal de Ensino (RMEA) se preparam para a realização da primeira avaliação diagnóstica deste ano letivo.

Conforme previsto no planejamento da SEMED Ananindeua, as avaliações diagnósticas estão previstas para acontecerem no decorrer do ano e fazem parte do monitoramento da aprendizagem.

A primeira Avaliação Diagnóstica (AD) do ano letivo de 2024 será aplicada entre os dias 5 e 6 de março. A avaliação será censitária. Envolverá, portanto, todos os alunos do ensino fundamental. Na educação infantil apenas os alunos do Pré II participarão da avaliação. Ao todo, participarão do processo cerca de 35.000 alunos.

O que é uma Avaliação Diagnóstica e qual o objetivo da aplicação?

A Secretária Municipal de Educação, Profa. Leila Freire destaca que a avaliação diagnóstica é uma prova realizada com o objetivo de verificar se o aluno desenvolveu determinadas habilidades, se alcançou as competências necessárias à continuidade dos estudos. "Com a prova, é possível identificar as dificuldades de aprendizagem que precisam ser superadas. Assim, com base nos resultados as equipes preparam um plano de intervenção e com material de apoio específico reorientar o processo de construção do conhecimento”.

Segundo a Profa. Ana Paula Renato, coordenadora de gestão pedagógica da SEMED, a avaliação diagnóstica (formativa) objetiva ensinar o aluno " A 'avaliação diagnóstica' tem a função de orientar o ensino, o (re)planejamento do trabalho desenvolvido em sala de aula, com foco na aprendizagem do aluno”.