Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura de Ananindeua anuncia volta às aulas 2024; confira

19/01/2024 19h56
Por Jordan Navegantes (SESAU)

Por meio da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED), a Prefeitura da cidade anuncia que as aulas do ano letivo 2024 da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua (RMEA) vão iniciar a partir de 22 de Janeiro (segunda-feira), de forma escalonada, gradual. Somente algumas unidades de ensino voltam na referida data e as outras nas datas previstas conforme o cronograma a seguir ou conforme a data informada pela escola de acordo com cada especificidade.

CONFIRA O CRONOGRAMA

Dessa maneira, no dia 22 retornam 38 unidades de Ensino Fundamental. No dia 24, retomam às aulas 23 unidades de Educação Infantil. 

ESCOLAS QUE RETORNAM DIA 22/01/2024:

EMEF AIMEE SEMPLE MCPHERSON

EMEF ANDRÉ AVELINO PIEDADE

EME CÂNDIDA SANTOS DE SOUZA

EMEF CENTRO EDUCACIONAL BRASILEIRINHO

EMEF CLODOMIR DE LIMA BEGOT

EMEF CLOVIS DE SOUZA BEGOT

EMEF DAMAS SALESIANAS

EME DR BENEDITO MAIA

EMEF HELIOLANDIA

EMEF HERMÍNIO CALVINHO FILHO

EMEF INSTITUTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA

EMEF JOÃO PAULO II

EMEF JOÃO RAFAEL CARDOSO TEIXEIRA

EMEF JOSÉ MARIA MORAIS E SILVA

EMEF JÚLIA BARBALHO

EMEF LIBERDADE

EMEF MACHADO DE ASSIS

EMEF MANOEL GREGORIO ROSA FILHO

EMEF MARIA CREUZA SOUZA

EMEF NOVO BRASIL

EMEF NOVO TAUARI

EMEF NÚCLEO DE ESTUDOS OLIVEIRA

EMEF PADRE GABRIEL BULGARELLI

EMEF PADRE PIETRO GEROSA

EMEF PROF LÚCIA WANDERLEY

EMEF PROF MARIA DO CARMO BARBOSA MONTEIRO

EMEF RAIMUNDA PINTO

EMEF RAUL VICENTE

EMEF SANTA INÊS

EMEF SANTA MARGARIDA ANTIOQUIA PSÍDIA 

EMEF SANTA TEREZINHA

EMEF SAO JUDAS TADEU

EMEF SARÉ

EMEF SENADOR ALVARO ADOLFO

EMEF WALDEMAR MENDES

EMEIF CEL. FLAVIANO GOMES

EMEIF SÃO GERALDO

EMEF UNIÃO E FRATERNIDADE

“O retorno da Educação Infantil se dará de forma escalonada, considerando a necessidade de adaptação dos alunos. Retornam, inicialmente, os alunos do Pré II, depois os alunos do Pré I e no dia 29 começaremos a acolher os pequeninhos do Maternal e do berçário, que são os alunos da Creche”, explica a secretária municipal de Educação, professora Leila Freire.

AMPLIAÇÃO

Em 2023, a RMEA teve mais de 41 mil alunos matriculados, que devem retornar junto aos novos alunos, considerando que a Educação do município está em constante ampliação de sua rede física. Leila Freire explica: “Tivemos uma ampliação de três mil novas vagas se compararmos os últimos anos. O que significa que a Rede Municipal de Ensino de Ananindeua vem crescendo cerca de mil novos alunos a cada ano”.

Além das 56 unidades de ensino revitalizadas e equipadas, a atual gestão municipal de Ananindeua já inaugurou três unidades de ensino que foram construídas, além de outras duas que foram incorporadas à RMEA.

A última inauguração de escola construída foi a Unidade de Educação Infantil (UEI) Ariete de Oliveira da Silva Leitão, no Curuçambá, em 4 de Janeiro de 2024. Uma unidade com mais de 300 vagas para a Pré-Escola.

Já a última inauguração de escola revitalizada foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Paulo II, na Cidade Nova VI. Uma unidade com mais de 850 vagas.

NOVIDADES

“Nos próximos dias, nós iremos entregar a EMEF Geraldo Manso Palmeira completamente revitalizada, no bairro do Coqueiro, a EMEF Evangelho Quadrangular, em Águas Lindas, e também a nova unidade de educação infantil do Distrito Industrial, no conjunto Geraldo Palmeira. Além dessas, outras 15 escolas entrarão em revitalização, com previsão de assinatura de Ordem de Serviço ainda em Janeiro. Cada gestor escolar dessas 15 unidades de ensino está convidando a comunidade escolar a uma reunião, para que, juntos, possam aprovar essa manutenção”, conta a secretária municipal de Educação, Leila Freire.

“Seguimos trabalhando para que os nossos alunos sejam bem acolhidos e tenhamos um ano letivo com experiências exitosas e com ambiências de qualidade para acolher a cada um dos nossos alunos. Equidade, busca pelo letramento e trabalhos voltados para uma sociedade mais sustentável vão ser as pautas que orientarão o ano letivo e o fazer pedagógico de 2024”, finaliza a titular da SEMED Ananindeua.