Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Escola João Paulo II é reinaugurada após revitalização integral

2ª fase das obras é entregue nesta quinta-feira (18)

18/01/2024 14h02
Por Jordan Navegantes (SESAU)

Na manhã desta quinta-feira (18), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), entregou a 2ª fase das obras de requalificação e revitalização da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Paulo II. Localizada na Cidade Nova VI, a unidade de ensino teve sua 1ª fase de reforma entregue em 24 de Agosto de 2023, após Ordem de Serviço assinada em Maio de 2022. 

“Eu me surpreendi quando eu cheguei aqui e bate uma emoção ao ver como a escola ficou, porque está impecável, perfeita, do jeito que o município merece, com tanta dignidade”, relatou Marluce Santos, moradora da Cidade Nova VI e mãe de Ingrid Silva, que é estuda na unidade há 3 anos fará o 8º Ano na EMEF João Paulo II em 2024 e diz: “a escola era mal estruturada, era quente, não tinha ar condicionado, era escura. Agora, está ótima”.

No ano de 2023, a João Paulo II tinha 778 alunos matriculados, entre os turnos da manhã e da tarde. Ao todo, a escola tem 13 salas de aula e 26 turmas, que vão do 5º ao 9º ano. A capacidade atual da unidade é de 940 alunos para o ano letivo de 2024. 

Das salas de aula, oito foram entregues revitalizadas na 1ª fase e as outras sete foram entregues nesta quinta-feira. Além delas, a escola ganhou uma sala multiuso/espaço maker e uma sala onde funcionará o AEE (atendimento educacional especializado). 

Mãe do aluno Matheus Guilherme Sampaio (10), que fará o 6º Ano na João Paulo II, Priscila Sampaio também é moradora da Cidade Nova VI e refletiu. “Com a reforma, ficou tudo mais bonito, está mais padronizada e creio que será bom para os alunos”. O filho complementou. “Acho que o ano vai ser muito bom!”. 

A escola passou a integrar a Rede Municipal de Ensino de Ananindeua em 2012 e esta é primeira revitalização pela qual ela passou desde então. 

“A escola está sendo entregue completamente reformada, toda organizada, administrativa e pedagogicamente, para que nós possamos começar um 2024 em condições de garantir, cada vez mais, o direito de aprender de nossos alunos. Já vínhamos caminhando para isso, contudo com muitas barreiras. Agora, é sem barreiras. Agora, é trabalho”, contou a gestora da EMEF João Paulo II, Marluci Gatinho. 

Professora de língua portuguesa da escola no período da inauguração, em 2012, e retornando à unidade há três anos. Ela ressalta: “a escola reformada é uma escola de qualidade, onde todos nós, funcionários e alunos, temos o prazer de trabalhar, de estudar. Onde o ambiente é agradável, a qualidade do ensino tem uma grande influência positiva”. 

A titular da Secretaria de educação de Ananindeua, professora Leila Freire explicou sobre os investimentos. “Toda a escola está equipada de A a Z, desde as centrais de ar ao mobiliário, tudo novo para cada um de nossos alunos. E escolhemos esta data, dia 18 de Janeiro, por uma razão muito especial. Hoje, todos os servidores da educação retornam às escolas, dando a largada para o ano letivo de 2024. As aulas retornam a partir do dia 22 na Rede Municipal de Ensino de Ananindeua”.

Ao todo, já são 56 unidades de ensino revitalizadas pela atual gestão municipal da Prefeitura de Ananindeua sob a gestão do Doutor Daniel Santos e de professora Leila Freire como titular da SEMED. Além de outras três novas unidades de ensino construídas. Somando, a Rede Municipal de Ensino de Ananindeua possui, atualmente, 90 unidades escolares. 

O que foi entregue na 1ª fase da reforma da EMEF JOÃO PAULO II:

08 SALAS DE AULA

01 SALA DE COORDENAÇÃO

01 SALA DE PROFESSORES

01 SALA DA DIREÇÃO

01 Banheiro Masculino (Sala dos Professores)

01 Banheiro Feminino (Sala dos Professores)

01 Banheiro Feminino-ALUNAS

01 Banheiro Masculino-ALUNOS

01 Banheiro-ALUNOS PCD

01 Banheiro Feminino -  Funcionárias

01 Banheiro Masculino - Funcionários

01 Depósito Materiais de Limpeza

01 Depósito Materiais Pedagógico (Na sala dos altos)

01 Depósito de Alimentação Escolar

01 COPA/COZINHA

O1 CASA DO GÁS

01 REFEITÓRIO

01 PALCO.

O que foi entregue na 2ª fase da reforma da EMEF JOÃO PAULO II:

01 Guarita com banheiro

01 Bicicletário

01 Quadra de esportes coberta

01 Hall de entrada/recepção

01 Sala de Secretária/Arquivo

01 Sala multiuso/Espaço Maker com depósito

01 Depósito de material esportivo

01 Sala de música com depósito de instrumentos

07 Salas de aula (2 no 1º piso e 5 no 2º piso)

01 sala de AEE

02 Banheiros masculino e feminino

01 Auditório