Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua inicia a campanha de recadastramento de produtores rurais no Programa Territórios Sustentáveis.

17/01/2024 16h34
Por Jade Palheta (SEMUPA)

ACOMPANHE O CALENDÁRIO DE RECADASTRAMENTO AQUI 

A Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA) iniciou nesta terça-feira (16), no Quilombo do Abacatal, localizado no bairro do Aurá, a campanha de recadastramento de famílias produtoras no Programa Territórios Sustentáveis (PTS), que permite a restauração de áreas degradadas através do enriquecimento do solo. O programa é uma iniciativa integrada da Prefeitura de Ananindeua, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMAS) e Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (SEDAP), 

Reunião de planejamento com a SEDAPPara o secretário de pesca e agricultura de Ananindeua, Pedro Soares, o programa permite o avanço nas metas ambientais com retorno econômico para o produtor. “O programa veio a partir de um convênio com o governo do estado, para alcançar as metas de regularização ambiental. A partir da coleta do solo, distribuição de insumos, o produtor recebe assistência técnica, aumenta a produção de alimento e permite um melhor retorno econômico”, explica o secretário. 

As ações da prefeitura para a atualização de beneficiários e inclusão de novos produtores começam nesta semana pelo Quilombo do Abacatal, localizado no bairro do Aurá. As etapas de cadastramento seguem até o dia nove de fevereiro, é o que explica o coordenador da divisão de agricultura familiar do município, Gabriel Monteiro. “Tivemos uma reunião de planejamento junto a SEDAP traçando etapas para atualização e inclusão de novos beneficiários e entrega dos materiais. Estamos começando pelo Quilombo do Abacatal, depois vamos para as regiões das ilhas e bairros urbanos e periurbanos”, explica Gabriel Monteiro. 

Produtora Rosane no recadastramento de beneficiários do programa TS Rosane Carvalho é produtora de farinha no Quilombo do Abacatal e afirma que essa iniciativa faz com que os moradores do quilombo se sintam mais valorizados e com força de vontade para continuar produzindo alimentos. “Essa propriedade quem me deu foi minha mãe, eu e o meu marido a gente tem se dedicado muito aqui e com certeza, se tivermos mais iniciativas como essas, a gente vai se sentir mais valorizado, vamos sentir que nossa farinha é valorizada e assim a gente fica com mais vontade ainda de produzir. Eu sou muito feliz aqui”, completa. 

O planejamento do Programa Territórios Sustentáveis no município prevê atualização e inclusão de novos cadastrados até o dia nove de fevereiro, com a entrega de mudas, adubos e fertilizantes até dia vinte e dois de fevereiro.