Notícias
ITBI Digital - Grande passo na modernização do pagamento de impostos
A tecnologia de primeira categoria em prol da população local
Por Sidney Alves (PREFEITURA)
A sede é um excelente espaço para tirar todas as dúvidas
Início de ano, muitos cidadãos estão com novos planos de vida, alguns deles tem a ver com compra e venda de imóveis. E aí vai uma dica: Não esqueça de transferir para o seu nome e garantir seu direito. Nesse processo é importante lembrar do ITBI, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) que é um tributo cobrado quando há a necessidade de transferências de imóveis entre pessoas vivas.
“Qualquer negociação de compra e venda de imóvel, o cartório vai exigir o ITBI em dia para fazer a legalização cartorária ao novo dono. Essa transferência pode ser de pessoa física para pessoa física ou pode envolver empresa (Pessoa Jurídica, Banco ou Caixa Econômica). Sem o ITBI, o comprador não consegue o registro legal do imóvel no seu nome”, explica o auditor fiscal da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária de Ananindeua (Segef), Joel Gomes.
E, hoje em dia, tá cada vez mais fácil conseguir a guia de pagamento do ITBI. A versão atual do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis corresponde a uma ação importante da SEGEF, de usar a tecnologia para facilitar o acesso dos munícipes aos serviços prestados. Agora os contribuintes de Ananindeua têm uma facilidade maior para acompanhar todos os trâmites dos processos através do sistema online pelo site https://segefpagov.com/
“Atualmente os processos são analisados mais rapidamente, em comparação ao antigo sistema onde levaríamos em média o dobro do tempo que hoje é realizado. Entendemos que o contribuinte necessita de celeridade e trabalhamos com esse objetivo”, reitera o coordenador do setor de ITBI do município, Emerson da Silva Maués.
O secretário de Gestão Fazendária, Ducival Júnior, ressalta que cada caso é um caso, a rapidez do processo também depende da agilidade do contribuinte no envio das documentações necessárias, mas se o fluxo for normal, sem pendências de documentos, é possível gerar o boleto de pagamento do ITBI pelo sistema online em até um dia util.
“Esta nova versão do ITBI permitiu a melhoria da eficiência, transparência e qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade. Facilitou muito para que munícipes pudessem vender os seus imóveis de uma maneira mais rápida, e isto representa um ganho para o município de Ananindeua”, concluiu Ducival.
O contribuinte pode dar entrada no processo relativo ao referido tributo e outros serviços pelo:
-Site da SEGEF
https://segefpagov.com/
- Sede da SEGEF
Endereço: Avenida Cláudio Sanders, n°1590
Horário: 08h às 14h
- SAC – Serviço de Atendimento ao Contribuinte
Endereço: Shopping Metrópole, 1° Piso
Horário: 10h às 16h