Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Unidade de Educação Infantil Ariete de Oliveira da Silva Leitão é inaugurada em Ananindeua

04/01/2024 12h42
Por Jordan Navegantes (SESAU)

Escola Infantil Ariete de Oliveira da Silva Leitão.No dia 4 de Janeiro de 2024, em programação de celebração ao aniversário de Ananindeua, a cidade ganhou uma nova Unidade de Educação Infantil (UEI), que recebe o nome da professora Ariete de Oliveira da Silva Leitão. Uma homenagem à educadora, que era gestora da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Nossa Senhora Auxiliadora, a qual foi vítima fatal da covid-19. 

Localizada no Conjunto Beira Rio, no bairro do Curuçambá, a UEI Ariete Leitão é a terceira unidade de ensino inaugurada após construção integral pela atual gestão da Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A primeira foi a EMEIF (Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental) São Geraldo e a segunda a UEI Antônio Wilson Alves. 

A Rede Municipal de Ensino (RME) de Ananindeua possui, atualmente, 88 unidades de ensino. Com a inauguração, a Rede passará a ter 89 unidades de ensino, sendo 23 com turmas voltadas para a educação infantil. Desse total, 56 unidades já foram reinauguradas após revitalização pela atual gestão da Prefeitura e SEMED de Ananindeua. 

Lana Pinheiro, mãe de Lukas Cardoso Teixeira, de 3 anos.“A melhor escola que eu já vi aqui no bairro do Curuçambá. E é nesta que ele vai estudar. Tem muitos brinquedos e muitas coisas para o meu filho se divertir. Tem horta, área de lazer, ar condicionado. Vou poder ficar tranquila deixando ele aqui já UEI Ariete”, conta Lana Pinheiro, mãe de Lukas Cardoso Teixeira, de 3 anos, que será futuro aluno da nova unidade de ensino.

Lais Maitê Medeiros da Silva, de 3 anos, e a avó, Ana Poty,Moradoras do residencial Beira Rio, a pequena Lais Maitê Medeiros da Silva, de 3 anos, e a avó, Ana Poty, também estiveram presentes na inauguração da UEI Ariete Leitão. “Ela estudará nesta escola, fará o Pré-II. Esta unidade é um instrumento de muita qualidade e que era necessário para as crianças. As comunidades do Beira Rio e do Roraima Amapá estão muito felizes com a chegada dessa creche”, relata a avó de Lais. 

Nilma Teixeira.A educadora Nilma Teixeira é quem será a gestora escolar da UEI Ariete de Oliveira da Silva Leitão. “É a primeira gestão da escola e me sinto honrada ao prefeito e à SEMED pela confiança que me foi depositada. A gente sabe que a Secretaria de Educação dá essa estrutura pra gente. Então, a gente quer caminhar junto com a gestão do município e com a Secretaria Municipal de Educação”.

Titular da SEMED, Leila Freire.Secretária Municipal de Educação de Ananindeua, professora Leila Freire refletiu sobre as escolas de qualidade. “Hoje, os pais de alunos podem dizer com orgulho que o filho estuda em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua e eu sei que são escolas de qualidade. São 56 unidades de ensino que reformamos e equipamos de A a Z. Aqui, temos espaços para aprender brincando e professores bem qualificados em constante formação”.

Doutor Daniel SantosO Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos se diz orgulhoso com o trabalho que vem sendo feito. “Dá um orgulho danado olhar para trás e ver o quanto já conseguimos entregar e quanto a gente já pôde construir e levar a autoestima do nosso município, que completou 80 anos. Hoje, quem mora em Ananindeua não tem mais vergonha alguma de dizer que mora aqui, em um município bem cuidado e que pode ser referência não só para o estado, como também para o país”.

Professora Ariete de Oliveira da Silva Leitão

Nascida em 27 de Março de 1951 em Itacoatiara, no Amazonas, Ariete de Oliveira da Silva Leitão era filha de Jandira de Oliveira da Silva e Heliotrópio Calixto da Silva, e veio ao mundo com a missão de transformar vidas. A princípio, começou sua trajetória na igreja, mas foi já Educação que firmou seu maior legado. 

E com essa responsabilidade de transformar vidas, em 1983 ela fundou a Escola Chapeuzinho Vermelho, uma escola particular que foi crescendo e ganhando o respeito e a credibilidade da comunidade. 

Em 1989, a razão social da escola é modificada e passa a ser chamada Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, que passou a integrar a Rede Municipal de Ensino de Ananindeua no ano de 1997, quando a Prefeitura de Ananindeua assumiu a unidade de ensino. Ariete Leitão permaneceu frente à gestão escolar como diretora da unidade.

Porém, em 2021, a professora Ariete Leitão faleceu, deixando um legado para as próximas gerações de que é possível ter humanidade e qualidade no ensino público.

“Queríamos homenagear alguém que nos inspirava. Então, recorremos a uma gestora desta Rede por muitos anos. Uma professora que iniciou na Rede Privada de Ensino, mas que se apaixonou pela Educação Pública é que fez parceria com a Prefeitura de Ananindeua. E que fez o Ensino Fundamental Anos Iniciais da escola Nossa Senhora Auxiliadora se tornar o 1º lugar da antiga Prova Brasil, que hoje é o SAEB”, explica Leila Freire.