Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura de Ananindeua premia turmas vencedoras da Olimpíada Pedagógica de Ananindeua - OPA

A Olimpíada que levará alunos da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua para conhecer a Europa

28/12/2023 09h27
Por Jordan Navegantes (SESAU)

“Vou chegar em casa contando para os meus pais que eu vou conhecer a Europa. Tô muito feliz”, contou, entusiasmado, o estudante Ediones Emanuel, de 10 anos, que cursou em 2023 o 5o Ano do Ensino Fundamental na escola União e Fraternidade, localizada na Cidade Nova IV.

Isso porque Edione e os colegas de classe foram uma das turmas vencedoras do prêmio especial da OPA 2023 - a Olimpíada Pedagógica de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Municipal de Ensino (RME) de Ananindeua. Uma turma de 5º e uma turma de 9º Ano receberão esse prêmio.

Na OPA 2023, alunos das turmas de 5º e de 9º Ano da RME de Ananindeua realizaram provas de Língua Portuguesa, Matemática e Produção Textual, divididas em duas etapas. A primeira etapa em junho, a segunda em novembro.

As turmas que ficaram em primeiro lugar geral vão receber um prêmio especial: uma viagem internacional para uma imersão nas origens da Língua Portuguesa, em Portugal, e ainda poder se divertir na EuroDisney, em Paris/França.

Na manhã de quarta-feira (27), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou um evento na Comieadepa, na Mário Covas, para anunciar as turmas vencedoras da OPA 2023.

Como a Rede Municipal de Ensino é dividida em seis polos, foi anunciado o top3 de turmas com melhor desempenho nas provas da Olimpíada por cada polo. Dentre elas, foram anunciadas as turmas que ficaram em 1o lugar geral.

Ao todo, foram 211 turmas participantes distribuídas em 67 unidades escolares inscritas, de Norte a Sul de Ananindeua.

E as turmas que vão ganhar a viagem internacional para a Europa pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua são as turmas: 5º Ano AT da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) União e Fraternidade e a turma 9º Ano AT da EMEF Senador Álvaro Adolfo.

Da turma 5º Ano AT da União e Fraternidade, os 18 alunos vão ganhar a viagem internacional, que deve ocorrer em Junho de 2024. Da turma 9º Ano AT da Senador Álvaro Adolfo, 32 alunos.

Ivaneide Correa é a professora regente da turma 5º Ano AT da EMEF União e Fraternidade. Ela celebra a vitória da turma e relembra o percurso de preparação para a OPA: “foi resultado de um trabalho coletivo entre alunos, pais de alunos, professores, coordenação pedagógica e direção escolar. Está sendo tudo muito bom, porque tivemos o apoio dos pais, que levavam os filhos para aulas preparatórias todos os sábados, e todo mundo se ajudou”.

Ela diz que a vitória da turma não tem segredo. “O segredo é cuidar, ensinar, ter humildade e criar um vínculo interessante com a criança, com o aluno”, disse a educadora.

Leila Freire, secretária Municipal de Educação de Ananindeua, acredita que este é um “momento para celebrarmos, juntos, a vitória que será de todos” e explicou, em seu discurso, que um dos objetivos da OPA é que cada aluno pudesse ser incentivado a ler, a estudar e a seguir em frente.

Ela destaca: “não queremos premiar os melhores alunos, mas, sim, as melhores turmas”. Uma vez que a Olimpíada Pedagógica de Ananindeua é baseada no princípio da meritocracia solidária, com a qual todos devem aprendem juntos, colaborativamente. E como quem vence é a turma, os alunos foram estimulados a ajudar um ao outro. “Dessa maneira, todos aprendem juntos”, diz a titular da SEMED Ananindeua.

Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos reconhece e parabeniza o esforço coletivo das escolas participantes da OPA e explica: “estamos divulgando as turmas vencedoras da Olimpíada Pedagógica de Língua Portuguesa r Matemática da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua. Essas crianças, que tanto se esforçaram e fazem parte das turmas vencedoras, vão ter como prêmio, em meados do ano que vem, poder fazer um tour pela Europa, passando por Portugal, Espanha e finalizando na EuroDisney, em Paris, na França”.

Além disso, a Prefeitura de Ananindeua anunciou em que, em 2024, as turmas vencedoras que irão para a Europa, terão aulas de língua francesa e preparação para a viagem, com aulas de etiqueta. Instituída pela Lei Municipal n.o 3.303, a OPA dispõe de regras e critérios. Nos anos ímpares, participe nas turmas de 5º e 9º Ano do Ensino Fundamental; já nos anos pares quem participará serão as turmas de 4o e 8o Ano.

Produções Textuais

A programação de resultado e premiação da OPA 2023 também destacou e incentivou produções textuais. Ao todo, dez alunos de 5o e dez alunos de 9o Ano que tiveram suas produções textuais realizadas durante as duas etapas da Olimpíada reconhecidas. Além disso, 20 professores (metade de turmas de 5o e metade de turmas de 9o ano) também tiveram seus trabalhos reconhecidos e homenageados, com medalhas.

Miguel Borges, de 11 anos, estuda na EMEF Jardim Amazônia, e foi um dos estudantes que tiveram sua produção textual reconhecida por ter se destacado. Acompanhado da mãe, Kelly Borges, do professor regente, Edvan dos Anjos, e da gestora escolar, Kátia Melo, o estudante agradece: “muito obrigado à minha família, ao meu professor e à diretora da escola, que me incentivaram muito a estudar, a fazer as provas da OPA. Durante o ano, eu escrevi muitas redações. Estou muito feliz”.

Aluno medalhista OBMEP

Um momento emocionante da programação foi a notícia surpresa de que o jovem estudante Marcos Daniel Silva da Fonseca, do 9o Ano da EMEF Geraldo Manso Palmeira, foi convidado a estar entre os alunos que irão para a viagem internacional em 2024. Isso porque o aluno da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua foi medalhista de bronze por dois anos consecutivos na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), em 2022 e em 2023.

“O aluno Marcos Daniel foi medalhista por dois anos consecutivos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, uma Olimpíada nacional super importante. Ele obteve esta conquista na 17a e na 18a da OBMEP. “Acreditamos que, além de uma forma de parabenizá-lo, estamos o incentivando a estudar ainda mais e alçar novos voos, podendo se tornar um cidadão e profissional realizado, que consquiste seus sonhos. Além de poder incentivar outros estudantes”, conta Ana Paula Renato, diretora da Coordenadoria de Gestão Pedagógica da SEMED Ananindeua.