Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Escolas concluem último dia de provas da Olimpíada Pedagógica de Ananindeua ano 2023

24/11/2023 17h34
Por Jordan Navegantes (PREFEITURA)


Foi concluída a segunda e última etapa da olimpíada que premiará turmas da Rede Municipal de Ensino (RME) do município. Trata-se da Olimpíada Pedagógica de Língua Portuguesa e Matemática da RME de Ananindeua. Por meio da qual uma turma de 5º e uma turma de 9º Ano do Ensino Fundamental vão ganhar uma viagem internacional. 

“Eu estudava cerca de uma hora e meia em casa todos os dias, além da escola. Me preparei bastante para as provas da OPA. A professora também revisou todo o conteúdo. Então, me sinto bem preparada para a prova”, relatou Luana Cordovil, da turma do 5º Ano C da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Aimee Semple Mcpherson. 

Já o aluno Luiz Gabriel Coelho, da turma do 5º Ano D, tinha uma rotina de quase três horas de estudo em casa diariamente. Ele conta: “escrevi muitas redações, sobre diferentes temas. Melhorei muito minha letra com isso”. 

Ao todo, mais de 6.000 alunos realizaram as provas, distribuídos em 211 turmas participantes e em 67 unidades escolares inscritas. 

Na quarta-feira (22), os alunos das turmas participantes realizaram a prova de Língua Portuguesa. N- quinta-feira (23), a prova de Produção Textual. E nesta sexta-feira (24), foi a vez da prova de Matemática.

Nas produções textuais, as turmas refletiram a partir de temas interessantes e atuais. O 5º Ano escreveu narração sobre o que fariam se ficassem 24 horas sem tecnologias e internet. Já o 9º Ano escreveu dissertação argumentativo sobre o respeito à diversidade religiosa. 

Leila Freire, titular da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED), explica os objetivos da olimpíada. “A OPA visa melhorar a fluência leitora, melhorar o conhecimento/proficiência em Língua Portuguesa e em matemática - e, acima de tudo, garantir o direito de aprender a cada aluno, que é o maior objetivo do nosso Movimento Educa Ananindeua”, disse.